Texto: Pitanga Comunicação | Fotos: Divulgação

Publicado originalmente na edição 53 da Revista Habitare

Inspirado por um amplo potencial de trabalhar com a presença da natureza e do verde integrados à arquitetura urbana e ao desenho das cidades, o arquiteto paisagista Benedito Abbud apresentou na Casa Cor SP 2015 o ambiente ‘Se essa rua fosse minha…’. Em um percurso interativo, as pessoas são convidadas a vivenciar um espaço projetado com soluções e ideias que podem tornar a vida em grandes centros urbanos mais saudável e aprazível.

“Para cumprir a missão, em conjunto com a Casa Cor, resgatei o conceito da Calçada Viva em uma releitura contemporânea, reuni ideias para garimpar possíveis espaços de convivência junto ao verde em centros urbanos densos como São Paulo e oportunidades em gentilezas urbanas. Também escolhi parceiros estratégicos que desenvolveram soluções integradas em tecnologia e infra-estrutura verde”, explica Abbud.

As calçadas vivas foram idealizadas por Benedito Abbud com o intuito de oferecer soluções viáveis aos grandes centros para melhorar a qualidade de vida da população atendendo às demandas da sociedade contemporânea que busca projetos que integrem a cidade à natureza.

O projeto defende conceitos, como: o urbanismo verde, gentilezas urbanas, calçadas culturais, comunicação visual tornando a cidade mais limpa e bela, calçadas mais largas iluminadas e planejadas, segurança pública, além de buscar trazer a população de volta pra rua.

Além de revitalizar espaços públicos tradicionais, como parques, praças, canteiros centrais e rotatórias, é possível garimpar novos espaços no tecido urbano. Bairros arborizados, iluminados e bem planejados, com opções de lazer e entretenimento, são os mais procurados e, em geral, os imóveis nestes bairros são mais valorizados. As pessoas estão dispostas a investir em moradias que propiciam uma vida mais próxima à natureza.

Entre os destaques do projeto, criado em co-autoria com Felipe Abbud, figuram soluções inovadoras, materiais e sistemas construtivos que facilitam a drenagem e o reuso da água, como o Tec Garden, SUDS e os pisos intertravados e permeáveis executados pela Intercity.

www.beneditoabbud.com.br