Foto: Alessandro Russotti

Salone del Mobile Milano 2016

Criatividade, inovação e tecnologia

Texto: SaloneDelMobile.Milano | Fotos: Divulgação

Publicado originalmente na edição 56 da Revista Habitare

A 55ª edição do Salão do Móvel de Milão é a vitrine de referências internacionais para decoração e design. Mais de 300.000 visitantes de mais de 160 países aproveitaram a oportunidade para conhecer de perto os mais recentes produtos em exposição por mais de 2.400 expositores. A gama de artigos que combina qualidade e tecnologia, moldados pela criatividade das principais empresas do setor, que vêm investindo a cada ano em soluções e produtos inovadores para o mobiliário da casa. Mais da metade das empresas participantes disseram que tem feito grandes investimentos em equipamentos inovadores, pesquisa & desenvolvimento e design.

Acompanhando o Salone Internazionale del Mobile, estava a International Furnishing Acessories Exhibition, divididos em dois setores, Clássico e xLux. Todos os olhares estavam neste último, um setor totalmente novo que representa uma experiência exclusiva, a elegância do luxo atemporal, reformulada em um estilo contemporâneo. Este é um reconhecimento de uma categoria de produto já amplamente estabelecida nos mercados norte-americanos, respondendo à crescente demanda por locais dedicados à este tipo de produto. Um grande número de fabricantes, que começou a produzir produtos clássicos ou de design, abraçaram esta nova tipologia, o que representa uma síntese das duas categorias, para fazer produtos enfeitados com detalhes e acabamentos mais aconchegantes, materiais mais macios; esta tendência será forte no setor da moda.

Foto: Alessandro Russotti

Em paralelo com as duas exposições anuais, a bienal EuroCucina (exclusiva para cozinhas), seu evento parente FTK (Technology for the Kitchen) e a International Bathroom Exhibition (exclusiva para banheiros), responderam à crescente demanda por qualidade em ambos os segmentos de mercado. As duas exposições contaram com uma ampla gama de produtos de alta qualidade, respondendo aos anseios do consumidor exigente, preocupado com a sustentabilidade, que busca objetos acessíveis, simples de usar e soluções de tecnologia integrada. Projetos elegantes, modernos, inovação tecnológica, eficiência energética e facilidade de uso foram os itens observados. Para cozinhas, os mais recentes produtos em plástico laminado, madeira, metal, lacado, tijolo ou pedra natural; ou placas de indução, exaustores ou aparelhos de cozinha integrados. Para os banheiros, cabines de duchas, saunas, banheiras e aquecedores.

SaloneSatellite, dedicado a jovens designers emergentes com menos de 35 anos, já na sua 19ª edição, propôs o tema Novos Materiais > Novo Design. O Prêmio SaloneSatellite, agora em sua 7ª edição, centra-se na interface entre a demanda e a oferta, entre os empresários e designers, entre criatividade e produção.

Foto: Andrea Mariani

Misturar negócios com prazer sempre foi a missão do Salone del Mobile Milano. Neste ano, no âmbito do XXI Triennale, foram apresentados os “Quartos: Conceitos Modernos de Vida”, exposição comissariada por Beppe Finessi. A exposição foi orientada a ressaltar a missão particular da arquitetura de interiores e fornecer uma visão da vida doméstica projetada para o futuro, interpretada por 11 arquitetos.

Salone del Mobile Milano 2016

Arq. Renato Souza

Salone del Mobile Milano 2016

Arq. Renato Souza