Texto Cláudia F. Ferreira

Publicado originalmente na edição 51 da Revista Habitare

A 5ª Paralela Móvel, realizada no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de 2 a 5 de fevereiro, contou com 32 expositores da área moveleira. Foi um show de design nacional, com muitas novidades e tendências para 2015. Ao chegar à feira, encontrei as peças do Studio Sérgio J. Matos, que foram umas das que mais me chamaram a atenção, não só pelas cores fortes, mas pelo design e o uso de material diferenciado. As peças são feitas com tramas têxteis de confecção artesanal e estão carregadas de referências culturais.

Pedro Petry, como sempre, se destacou com suas peças exclusivas em madeira natural. São verdadeiras obras de arte. Junto às obras de Pedro Petry, encontramos lindas peças do paisagista José Henrique Dionísio, que reside em Sorocaba.

Beltex Home Foto: Mariana Chama

A Beltex Home apresentou peças inspiradas nos móveis dos anos 50 e 60, com funcionalidade para os dias de hoje. Formas suaves e simétricas, criadas pelos designers Alexandre Montenegro e Henrique Gomma, misturam versatilidade, beleza, conforto e funcionalidade para o dia a dia.

A Moora Mobília Brasileira apresentou peças com muito estilo, criadas por grandes designers, como Bruno Faucs, Paulo Alves, Zanini de Zanine e Marcelo Rosenbaum, entre outros.

Fiquei encantada com o trabalho do designer mineiro Leonardo Bueno, que transforma madeira ecológica, descartada como resíduo, em peças com design único.

Os móveis da Kiokawa Design, com muitos volumes assimétricos com iluminação embutida mescladas com volumes em vidro encantam os visitantes.

Punto Mobile Foto: Mariana Chama

A estante Split, da Punto Mobile, chamou minha atenção pelo design assimétrico. Os nichos são módulos de compensado com toras de madeira do designer Peter Marigold.

Magis Foto: Mariana Chama

As cadeiras e poltronas criativas da Magis, do Grupo Viszla, também tiveram grande destaque. Fiz questão de testar a famosa poltrona rotacional Spun, que além de ter um desenho especial, é bem divertida e confortável.  Seguindo a mesma linha, as cadeiras infantis, além de graciosas, são desenvolvidas para as crianças se divertirem.

Drio Foto: Mariana Chama

Os móveis da Drio chamaram a atenção com peças em palhinha natural, um elemento modernista essencialmente brasileiro. São móveis muito elegantes e ricos em detalhes.

Mollio Design Foto: Mariana Chama

Cores vivas e formas geométricas são fortes tendências no mundo mobiliário e a Mollio Design cumpriu divinamente esse papel. As peças de Alexandre Soares são inusitadas, feitas com aço carbono com pintura eletrostática e corpo de madeira laqueada. Destaque para as charmosas luminárias, que finalizam a feira em grande estilo!