Texto: Ampla Comunicação | Fotos: Mari Guimarães

A vontade de renovar tudo ao redor, a casa e o escritório, onde ficamos grande parte do nosso dia, além de dar muito trabalho e exigir tempo, reformas e compra de mobiliários podem custar caro. Mas, de acordo com a arquiteta Roberta Fermann, não é preciso fazer grande investimento para dar uma cara nova aos espaços.

“Algumas pequenas mudanças com o que já temos podem fazer grande diferença nos ambientes. Mudar a posição de um mobiliário marcante, como o sofá, uma mesa ou uma cama, ou até mesmo pintar uma das paredes já proporciona uma grande transformação, alterando até o estilo da decoração”, conta a arquiteta.

O interessante é manter uma cor neutra e moderna para as paredes e abusar de quadros coloridos, nichos, prateleiras e painéis. Segundo Roberta Fermann, esses itens vêm ganhando espaço dentro da decoração. Os painéis podem ser usados para suporte de tevês, para esconder aqueles fios e cabos que sempre chamam a atenção e até como uma bela cabeceira de cama.

“Espelho também é uma ótima opção para as paredes, pois amplia muito os ambientes, além de poder refletir paisagens externas e trazê-las para dentro do imóvel, dando assim um charme todo especial”, orienta.

O grande segredo para quem não quer gastar muito, segundo a arquiteta, são almofadas, tapetes e adornos.

“Esses objetos têm um custo menor e dão cor e estilo aos ambientes. Vale investir! Às vezes colocar almofadas coloridas num sofá neutro dá o charme sem precisar gastar muito. E o mais interessante é que, o dia que se quiser renovar novamente o espaço, a troca de cores e estilo é pontual”, destaca Roberta.

Outras pequenas modificações que fazem toda a diferença em um quarto é trocar a colcha da cama e a disposição e as imagens dos quadros.

“Nesse caso vale brincar com cores, texturas e estampas. Caso o quarto já tenha uma colcha neutra bonita, por que não investir em quadros alegres, que deem vida e alegria para o ambiente? Outra opção seria colocar um papel de parede ao fundo da cabeceira. O bom senso deve ser levado em conta, pois papel de parede e quadros podem brigar entre eles. Para renovar a casa à palavra de ordem deve ser sempre, criatividade, aliada à boa vontade e bom senso!”, finaliza Roberta Fermann.

Renova Arquitetura Express
www.renovaarq.com.br