voltar
Espaço Gourmet - Maria Helena
Maria Helena no preparo do prato
Edição Nº 31 - Ano 2011
Por Silvia Leandro | Fotos: Elson Yabiku
Cada vez mais valorizadas, as cozinhas tornaram-se um ponto de referência, tanto para quem gosta de cozinhar quanto para aqueles que preferem apenas apreciar um bom prato.
No projeto desta residência, que tem assinatura da arquiteta Zuremar Basso Maia, o objetivo foi priorizar as áreas sociais. Assim, para a cozinha de 14,40m², o espaço foi planejado para ser bonito e prático.
Granito preto e acabamentos prata deram ao ambiente um ar elegante. Pensando no bom funcionamento do local, a bancada de trabalho possui cuba dupla e uma terceira menor que facilitou o uso no dia a dia.
Outra função da bancada, que tem a companhia de banquetas em ratam, é servir como mesa para as pequenas refeições.
A cozinha foi toda equipada com eletrodomésticos dispostos de maneira a facilitar a cocção, sem perder espaço. Para destacar a beleza do ambiente, iluminação embutida em sanca de gesso com lâmpadas frias e, sobre a bancada de trabalho, iluminação pontual com lâmpada incandescente.
Para esta edição do Habitare Gourmet, a arquiteta Zuremar Basso Maia preparou uma receita típica para estes dias de muito calor, uma deliciosa salada.
Arq. Zuremar Basso Maia
(15) 3233 7692 | 9708 4111
zuremarmaia@uol.com.br
Ingredientes: • 180g de queijo prato
• 3 colheres (sopa) de queijo cremoso
• 300g de presunto fatiado bem fino
• 1 pé de alface grande
• 6 tomates médios fatiados
• 6 ovos cozidos fatiados
• 100g de azeitonas verdes picadas
Forrar um pirex de 26 cm de diâmetro por 6cm de altura com papel filme. Separar.
Molho
• 1 copo de iogurte
• 2 colheres (sopa) de mostarda
• ½ colher (chá) de açúcar
• ½ colher (chá) de sal de alho
• 1 ponta de colher (chá) de páprica picante
Misturar e servir, à parte, sobre cada porção da salada.
Preparo: Misturar os 2 tipos de queijo, incorporando-os muito bem. Forrar o pirex com esta mistura (fundo e lateral). Secar bem as folhas de alface. Formar camadas com os ingredientes acima, na mesma ordem que se seguem, até atingir a beirada. Cobrir com papel filme, colocar um peso sobre a mesma e levar para a geladeira por, no mínimo, três horas. Desenformar, enfeitar com folhas de alface picadas e servir com o molho.
Espaço Gourmet - Maria Helena
Espaço Gourmet - Maria Helena
Espaço Gourmet - Maria Helena
Ingredientes para o preparo...
Misturar os 2 tipos de...
Forrar um pirex de 26 cm de...
Forrar o pirex com esta...
Formar camadas com os...
até atingir a beirada
Preparo do Molho
Cobrir com papel filme,...
Desenformar, enfeitar com...
Arquiteta Maria Helena e seu...
Salada Maria Helena
clique na imagem para ampliar