20/04/2017 — Texto: BG Assessoria de Imprensa | Fotos: Nenad Radovanov

Casarão de 70 anos, sede da empresa em Curitiba, foi revitalizado por profissionais da Arquitetura e Decoração com conceito rústico e sofisticação.

A Mostra Guaraúna abriu no dia 19 de abril, em evento exclusivo para convidados, e a partir do dia 20 recebe o público em geral. O projeto revitalizou o casarão de 70 anos que é sede da Guaraúna, com destaque para tendências e os últimos lançamentos em revestimentos. A empresa é especializada em cimentícios e madeiras para projetos de decoração de interiores, móveis de design e paisagismo.

A mostra tem caráter permanente e foi idealizada e organizada pela empresária Ester Isfer, junto a reconhecidos profissionais da arquitetura e decoração de Curitiba. O projeto contempla, além do interior da casa, a fachada e as áreas externas, totalizando dez ambientes e paisagismo e jardinagem. A decoração mantém a estrutura e alguns revestimentos originais da casa, como o piso e o forro de madeira. De uma maneira geral, o conceito rústico foi mesclado às novas tendências e ao estilo contemporâneo e mais sofisticado.

Confira o conceito de cada ambiente, os destaques e profissionais que assinam os projetos:

Fachada — Janaina Macedo

A casa, de arquitetura colonial, reflete muito da identidade da Guaraúna. Por isso, a revitalização da fachada buscou preservar esta essência e valorizar as linhas originais, mantendo o aspecto histórico – ainda mais destacado pela nova iluminação. O revestimento cimentício usado no piso e na escada traz um toque de contemporaneidade à entrada, mesclando-se harmonicamente com o estilo original da fachada.

Espaço Gourmet — Ana Padilha

O espaço é funcional e também pode ser usado como sala de atendimento, por isso recebeu uma ampla mesa, que serve tanto para reuniões, como para coffee breaks e outras refeições. A mescla de madeiras de demolição, materiais naturais e os revestimentos cimentícios compôs o ambiente de maneira diferenciada, esbanjando beleza, conforto e receptividade.

Lavabo — Bárbara Penha e Pauline Moraes

A proposta das profissionais foi mostrar que o lavabo também pode ser um ambiente aconchegante e sofisticado, inovando com materiais que fogem dos porcelanatos e bancadas em mármore e granito convencionais. Com madeiras de demolição na bancada e no painel na entrada, o ambiente se tornou confortável e ao mesmo tempo luxuoso, com peças decorativas contemporâneas e um projeto de iluminação especial.

Sala de Atendimento ao Cliente — Bruno Colle

O revestimento 3D foi aplicado em uma das paredes do cômodo de maneira generosa, pelo apelo estético que mescla desenho reto e linear com as curvas encontradas tradicionalmente na arquitetura brasileira. O projeto possui linguagem contemporânea, com liberdade e fluidez. Faz a conexão entre o rústico e o urbano, proporcionando um equilíbrio na união do melhor dos dois mundos.

Sala da Diretoria / Galeria de Arte — Gislaine Tourinho

O ambiente foi elaborado com inspiração nas características da proprietária e diretora da Guaraúna, Ester Isfer. Peças de decoração trazidas de viagens, ou que remetem aos lugares preferidos da empresária ganharam destaque. Dentre elas, obras como a escultura da artista Marilene Ropelato e as pinturas de Luiz de Souza se destacam e trazem ares de galeria de arte à sala. Os móveis em estilo asiático e as cadeiras dos anos 40 revitalizadas completam o ambiente com estilo único.

Paisagismo e Jardinagem — Guto Ciccarino

A paisagem natural já existente recebeu pouca interferência, mas ao mesmo tempo recebeu novas espécies de plantas nativas, fortes e marcantes, que buscam remeter a tempos mais antigos. A jardinagem foi renovada com vegetações rasteiras e nos muros, e complementada com a inclusão de vasos e cachepôs da Guaraúna. O bosque ganhou mais beleza com o projeto luminotécnico que destaca as araucárias antigas e muito bem preservadas.

Sala de Amostras — Janaina Macedo

O espaço é funcional, elaborado para servir de showroom do parceiro Grupo Passeio. A proposta é que os clientes possam visualizar os materiais aplicados, com iluminação especial e pontual para cada um dos mostruários.

Hall de Entrada — Jocymara Nicolau e Andréa Posonski

Na parede em frente à porta de entrada, o revestimento 3D recebeu destaque com iluminação especial. As peças exclusivas da Boulle, como o aparador em tronco, os pendentes, os rodapés e a moldura de espelho trazem personalidade e sofisticação para a recepção da casa.

Sala de Reuniões — Laryssa Rocha

Com estilo contemporâneo, os destaques da sala são o painel de madeira de demolição que apoia a TV e o revestimento 3D pintado na cor cobre nas paredes. Os elementos em preto trazem sofisticação e o vidro completa trazendo mais leveza à decoração.

Corredor / Área de Circulação — Laryssa Rocha

O ambiente tem em destaque na parede o revestimento cimentício que parece pedra, recém lançado na Expo Revestir 2017. Nas cores carvão e café, com iluminação especial, trouxe aspecto rústico e charme ao espaço de circulação, que também tem característica de galeria de arte, com a exposição de obras dos artistas Marilene Ropelato, Raquel Lima e Luiz de Souza.

Living da Lareira — Tatielly Zammar

Com ambientação em estilo rústico sofisticado, o living tem atmosfera de tons off white e preto, com destaque para a parede de volumes e relevos em revestimento cimentício, que mostra aplicações diferenciadas de um mesmo produto. O mix dos estilos clássico, rústico e contemporâneo aliam tendências e funcionalidade, destacam o contraste entre sofisticação e simplicidade, e resultam na sensação de muito aconchego, com uma composição inédita e atemporal. A iluminação valoriza as texturas, cores e sensações, criando um efeito cênico e confortável.

Serviço:

Local: Rua Dep. Nilson Ribas, 948 | Seminário | Curitiba | PR
Horário: das 9h às 18h, de segunda a sexta.
Outras informações: 41 3274.2814
www.guarauna.com.br