Texto: Sandro Prezotto

Há alguns anos, a arquitetura lançou um olhar especial para a sustentabilidade e começou a valorizar projetos que respeitam o meio ambiente e as gerações futuras, sem deixar de lado a beleza e o melhor aproveitamento dos espaços. Em 2012, a Viridian, que já trabalhava em telecomunicações e construção civil, passou a atuar na área de energia com foco em tecnologias que viabilizam a sua utilização de forma eficiente e sustentável. Hoje, a empresa projeta e oferece soluções através de produtos e serviços que agregam qualidade, inovação, segurança, economia, eficiência e sustentabilidade, tudo isso combinado de forma a proporcionar redução nos gastos com energia e créditos de carbono.

Microgeração de Energia Elétrica
Utilizada para a geração de energia elétrica por meio de Sistemas de Energia Solar (painéis fotovoltaicos) ou Energia Eólica (aerogeradores), pode ser aplicada tanto em sistemas residenciais, como comerciais e industriais.

Com a regulamentação dessa modalidade de geração emitida pela ANEEL (RN482/12), passou a ser possível que consumidores de energia elétrica gerassem a sua própria energia. Por esse sistema, o excedente de energia produzido é direcionado para a rede da distribuidora e obtido de volta nos momentos em que a geração própria for insuficiente. Ao fim do mês, é feito um balanço entre débitos (energia consumida da rede) e créditos (energia fornecida para a rede) e o consumidor só paga a diferença.

Iluminação Eficiente
Na área de otimização energética, a Viridian oferece soluções que aumentam a eficiência de sistemas de iluminação através da substiuição de sistemas obsoletos por uma tecnologia mais eficiente baseada em LED.

A modernização de um sistema de iluminação obsoleto possibilita, não só reduzir as despesas com consumo de energia e manutenção, mas aprimorar a qualidade da luz, aumentar a durabilidade e confiabilidade do sistema, diminuir a geração de calor, não alterar as cores dos objetos, eliminar a emissão de raios UV e IV. bem como eliminar materiais tóxicos, como mercúrio e chumbo.