19/06/2017 — Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Patrick Bingham-Hall

Esse projeto redefiniu o horizonte da cidade com um conceito exclusivo.

O ParkRoyal in Pickering, em Singapura, é tudo isso e muito mais. O projeto, do escritório WOHA Architects, redefiniu o horizonte da cidade com um conceito exclusivo de hotel, que oferece aos seus hóspedes 15 mil m² de exuberantes jardins elevados, além de um terraço com uma suntuosa vista de 360º de toda a cidade.

O empreendimento se destaca como um exemplo de como é possível proporcionar áreas verdes em um aranha-céu em pleno centro da cidade, e fazer isso de forma arquitetonicamente surpreendente, integrada e sustentável.

Localizado próximo ao centro financeiro e comercial de Singapura, o ParkRoyal surpreende com suas linhas orgânicas e sua geometria fluida, criada a partir de camadas onduladas de concreto pré-moldado, que envolvem todos os espaços públicos e o estacionamento, com destaque para o amplo porte-cochère, que tem ares de escultura. Os vidros, em lindos tons de azul e verde, criam um contraste que remetem às águas do Rio Singapura, que fica logo ali perto. Corredores, lobbies e banheiros comuns foram concebidos como jardins com plantas, caminhos de pedra e elementos de água, que criam um clima sedutor de resort, com luz natural e ar fresco, em vez daqueles ambientes fechados e gelados por ar-condicionado 24 horas.

Os jardins suspensos, cobertos por plantas tropicais, ficam no nível dos andares que abrigam os quartos de hóspedes, ganhando a função de telhados verdes. Eles ainda são compostos por espelhos d’água, cascatas e paredes verdes.

Os jardins suspensos, cobertos por plantas tropicais, ficam no nível dos andares que abrigam os quartos de hóspedes, ganhando a função de telhados verdes. Eles ainda são compostos por espelhos d’água, cascatas e paredes verdes.

Além de belo, todo o projeto foi planejado para ser autossustentável e depender o mínimo dos recursos naturais. A água de chuva coletada dos andares superiores, somada à água de reuso, é utilizada para irrigação das plantas e nos elementos hídricos dos jardins. Painéis solares no telhado fornecem a energia para toda a iluminação dos jardins.

O projeto do ParkRoyal in Pickering recebeu o Green Mark Platinum, a mais alta certificação ambiental do país.

www.woha.net