09/03/2017 — Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Francine Trevisan

Upcycling é a ação de transformar resíduos em novos materiais com maior qualidade ou valor agregado.

A turma de formandos 2016 em Design de Interiores da FiamFaam, em conjunto com a professora Francine Trevisan, decidiu transformar lixo em design, unindo tradição e coletividade.

O grupo optou por reurbanizar uma parte do espaço comum do Campus Vila Mariana II, na cidade de São Paulo, mesclando peças recicladas e paisagismo. Os resíduos escolhidos foram as cápsulas de café, grandes poluidoras contemporâneas.

Após visitar a mais antiga fábrica de ladrilhos hidráulicos do Brasil, a turma decidiu montar um painel vertical com ladrilhos tradicionais e ladrilhos feitos sob medida, com cápsulas de café formando pequenas floreiras onde foram plantadas suculentas.

“A cápsula é perfeita para este fim, pois já possui a drenagem em sua parte inferior. Mesclando o produto entre os ladrilhos, o efeito foi surpreendente e profissional, retirando o estigma de que o reciclado possui pouco esmero estético”, declarou a professora Francine.

Com este trabalho, os alunos esperam inspirar as pessoas que desejam reutilizar produtos descartáveis, transformando-os em algo novo e surpreendente. O painel vertical pode ser feito em casa com poucos produtos. Se desejar utilizar ladrilhos hidráulicos, deve-se fazer um pequeno projeto antes para pensar no desenho final e na quantidade de peças utilizadas.


Confira o passo-a-passo:

1. Utilizando moldes de madeira nas dimensões 20x20cm, foi aplicado desmoldante para concreto. Depois, as formas foram preenchidas com argamassa simples e quando começaram a enrijecer foram inseridas de duas a três cápsulas de café por módulo (podem ser mais, porém os espaços livres vão depender da planta que vai nesta mini-floreira);

2. Após secarem por 24 horas (no mínimo), desenformar e pintar com spray automotivo, na cor de sua preferência;

3. Escolher uma superfície regularizada (de preferência na sombra ou meia sombra, senão as suculentas podem morrer) e assentar os ladrilhos com argamassa ACIII na cor branca. Limpar sempre os resíduos de massa para não manchar;

4. Rejuntar (com a mesma argamassa de assentamento) as juntas de 1 a 2 mm. Limpar sempre;

5. Após finalizar o assentamento, plantar pequenas suculentas, cactos ou outras espécies que precisem de pouco substrato para viver;

6. Finalizado o plantio, regar as espécies. Está pronto um belo e delicado jardim vertical que pede pouca manutenção.