Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Gisele Freire

Espaços reduzidos deixaram, há muito tempo, de ser sinônimo de ambientes apertados ou compartimentados em excesso. No projeto deste apartamento, o arquiteto Delmino de Souza Junior (CAU A13062-1) comprovou que com detalhes específicos é possível oferecer conforto e amplitude a esses espaços, sem abrir mão da sofisticação.

Essa foi realmente a palavra-chave nesse trabalho: Sofisticação. É o que podemos notar em cada um dos ambientes envolvidos: dormitórios, cozinha, salas de jantar e estar.
Living, Home, Sala de Jantar e Cozinha receberam um visual fluido, sem grandes separações visuais, mas os detalhes de decoração e mobiliário permitem uma perfeita delimitação de cada ambiente.

A utilização de espelhos foi um dos recursos adotados pelo arquiteto para dar a sensação de um espaço maior.
A escolha do mobiliário e dos itens de decoração, como a elegante estante que se destaca no hall de entrada, foi feita pelo próprio arquiteto. Delmino garimpou nas lojas da região elementos que ressaltassem o conceito adotado, uma mescla entre o moderno e o sofisticado.

Na cozinha, a madeira de demolição e o aço escovado dão o tom de sobriedade desejado pelo profissional. Na Varanda Gourmet, um cantinho muito aconchegante, a bancada pode ser utilizada como ponto de apoio para estudo e trabalho, mas também para as refeições.

Entre os principais acabamentos adotados nos ambientes, Delmino destaca os espelhos, muito vidro, madeira de demolição, papéis de parede e revestimentos cerâmicos. Um charme adicional ao projeto. Na iluminação, o profissional deu prioridade aos elementos cênicos, focando objetos e mobiliário de destaque.