Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Divulgação

Nos últimos anos, os aquários se tornaram um item muito requisitado na decoração, pois oferecem um pequeno mundo aquático, que pode ser admirado no conforto de sua própria casa e proporcionar um hobby às pessoas que têm pouco tempo disponível para se dedicar à manutenção de um ecossistema completo. Com escritórios em Londres e Nova York, a Aquarium Architecture é especialista internacional em design, instalação e manutenção de aquários de luxo.

“No início, os clientes se preocupam mais com o bem-estar dos peixes. Com o tempo, eles vêem que o coral está vivo, em constante mutação, e entendem que isso deve ser preservado. Uma coisa que muitas vezes usamos é a ‘pedra viva’, um material poroso interessante, semelhante à pedra, que funciona como uma fundação para o coral se instalar e suportar a vida à sua volta”, declarou Roland Horne co-fundador e diretor criativo da Aquarium Arquitecture.

“Ao contrário de outras empresas, nós projetamos os nossos aquários de forma que eles possam se fundir com o seu entorno, compondo com elegância os ambientes. Um dos meus projetos favoritos era um pequeno aquário, mas por ter suas bordas quase invisíveis, ele parecia mais com uma janela para o oceano”.

Segundo Roland, as pessoas gostam de encher seus aquários com os peixes mais raros e exóticos do mundo. Mas nestes casos as autorizações podem tornar tudo mais complicado.

“Recentemente, um cliente queria que seu aquário exibisse um biótipo exclusivo das Ilhas Fiji para que, mesmo em Londres, ele estivesse em contato com sua casa de férias. O abastecimento com 32.000 litros foi naturalmente mais complicado do que o habitual. Mas o aquário finalizado ficou muito bonito, algo de que eu estou incrivelmente orgulhoso”, finalizou Roland.

Aquarium Architecture
www.aquariumarchitecture.com