05/09/2017 — Texto: Cobogó Relações Públicas | Fotos: Ali Karakas

No coração da Avenida Paulista, em São Paulo e de frente ao mural de Oscar Niemeyer desenhado por Kobra, a arquiteta Mila Strauss vive com sua filha Hannah, de 3 anos, em um apartamento de 300m² dos anos 60, repleto de histórias e que teve sua avó como primeira moradora.

Para a reforma, buscou imprimir a cara do MM18 Arquitetura, escritório que comanda ao lado de Marcos Paulo Caldeira, e que é reconhecido por revitalizar prédios antigos – como o Mirante 9 de Julho e o Cine Joia – e por diversos projetos de intervenção urbana e retrofit.

A principal mudança promovida pela reforma aconteceu no hall de entrada, antes usado para acolher casacos e bolsas e que hoje está integrado ao living. O antigo carpete na área de jantar foi retirado e revelou o taco original do apartamento intacto, restaurado pela arquiteta.

Na cozinha, o piso dos anos 1960 também foi restaurado e algumas paredes e vigas foram descascadas deixando o concreto aparente. A marcenaria e o projeto de iluminação foram redesenhados e a lavandeira foi integrada à cozinha por meio de portas de correr.

Na sala, uma arandela verde dá um toque lúdico ao espaço e no chão tapetes importados pelo avô de Mila. A estante abriga aparelhos e caixas de som retrô. No quarto, presença marcante da madeira em composição com o papel de parede assinado por Catalina Estrada.

No décor, alguns móveis de família foram preservados e outros substituídos para trazer toque de cor à marcenaria predominante. A reforma de três meses modernizou o apartamento, mas com o cuidado de preservar a planta original que a arquiteta sempre gostou. O resultado é um lar cheio de memória afetiva, vintage e funcional.

www.mm18.com.br