31/07/2017 — Texto: Ariel Bery & Bruna Cancellara | Fotos: Daniel Lee

O apartamento de 88m² foi projetado para um casal jovem recém casado. O partido focava em uma integração de espaços, levando em conta os usos dinâmicos das áreas sociais e a privacidade das áreas íntimas (suíte e escritório).

O orçamento baixo e o estilo de vida descolado dos clientes foram determinantes para a elaboração de um layout jovial e escolhas de materiais que conversam entre si.

Contraste de materiais

Elementos brutos e rústicos como piso de cimento queimado e paredes com blocos de concreto aparentes contrastam com uma marcenaria em folhas de madeira natural, laca e formicas coloridas, criando uma composição de materiais que explora os volumes dos espaços de forma lógica e sutil, um elemento “puxa” o outro.

O baixo custo alcançado com materiais básicos usados como acabamentos permitiu um investimento maior nos pontos certos da marcenaria e da decoração, poucas peças com um design de personalidade marcante foram posicionadas para valorizar os ambientes.

Elementos fixos para solucionar espaços

Fica evidente uma preocupação do escritório recorrente em vários projetos, desenhar elementos fixos buscando a melhor solução para as problemáticas do espaço em questão, cada espaço possui questões e problemas únicos, e merecem soluções igualmente únicas.

As estantes da sala se estendem ao longo da parede de TV em diversos materiais (blocos de concreto deitados, formica, laca, folha natural de nogueira), criando um desenho que se integra visualmente com a bancada e marcenaria da cozinha integrada, toda em formica preta e folha natural de nogueira, trazendo calor e maior naturalidade para as cores e texturas retas e sóbrias do piso de cimento e paredes de blocos.

Iluminação

A iluminação é outro ponto de extrema importância para o projeto, diferentes tipos de luminárias e lâmpadas foram posicionadas para valorizar as texturas do apartamento e os elementos decorativos, permitindo ambientações diversificadas.

Luminárias embutidas no forro foram posicionadas para revelar as linhas das paredes de blocos, rasgos iluminados no forro de gesso revelam o minimalismo dos espaços, e luminárias móveis de piso foram usadas como elementos esculturais.

www.mnbrarquitetos.com