Texto: Mafer Comunicação | Fotos: Divulgação

Com 720m² e localizado no bairro Jardins, em São Paulo, o apartamento Chopin foi pensado para acomodar uma família grande do interior, que gosta e precisa de muito espaço e áreas verdes. Para isso a arquiteta e designer de interiores Ana Rita Sousa e Silva, que está à frente do escritório AR Arquitetura & Design, desenvolveu um projeto aconchegante, espaçoso e de personalidade.

Apaixonados pelo design italiano e acostumados com grandes casas, a familia interiorana queria ambientes que contassem história, tivessem espaço para convívio e personalidade. Com este desafio, Ana Rita buscou referências importantes para compor o apartamento.

No Living, o piso em tacão de madeira perobinha com colocação em “espinha-de-peixe” garante um toque clássico. O espaço ganha história e requinte com a inserção de um espelho Veneziano, comprado na ilha de Murano (Itália) de um artesão descendente da família que executou os espelhos do Palácio de Versailles. Ele foi pendurado ao fundo, no painel de madeira que esconde um pilar e faz a vez de divisória/armário para a área do bar.

Essa área é uma extensão da sala, possui dois ambientes: um de leitura e do outro lado um ambiente intimista com quatro poltronas e uma mesa redonda para degustação de vinhos e bebidas.

Na sala de estar, uma lareira à gás revestida em mármore-piguês faz composição com duas poltronas clássicas em madeira e linho. Duas estantes feitas em Dry-wall com prateleiras em madeira e laca branca dão ao conjunto uma unidade. Seu fundo revestido em palha artesanal e iluminação xênon oferecem um ar aconchegante ao espaço. Nelas foram colocados objetos pessoais trazidos das viagens que os proprietários fizeram pelo mundo.

Já na varanda, a arquiteta desenvolveu uma representação moderna dos jardins de Toscana. Optou por um mobiliário mais contemporâneo e despojado, proporcionando aconchego. Os tecidos em tons neutros, indo do branco ao cinza chumbo, lisos ou com listras regulares, foram escolhidos para não conflitar com o colorido dos ladrilhos hidráulicos das bases altas projetadas ou com as intensas massas de flores e plantas dos vasos. O piso em Travertino Romano, ajuda na composição com “espírito” italiano.

Na área gourmet, para ampliar e conferir a sensação das cozinhas do interior paulista, foram acrescidos dois ambientes: despensa e prataria. O piso foi revestido em porcelanato claro, os armários em tons claros com a bancada conferem sofisticação ao espaço. Para as refeições rápidas, uma ilha central com bancada foi criada. A coifa suspensa em inox foi projetada especialmente para este espaço.

“O objetivo era superar as expectativas de toda a família e dar a este apartamento uma sensação de casa. Cada cômodo foi idealizado para a personalidade de cada usuário. Era fundamental que as áreas de convívio fossem acolhedoras e que elementos especiais traduzissem a sua história”, conclui a arquiteta e designer Ana Rita Sousa e Silva, do escritório AR Arquitetura & Design.

AR Arquitetura & Design
www.ararquiteturadesign.com.br