Texto & Fotos: Acervo Dos Profissionais

O prazer de ter em sua casa um espaço dedicado à sétima arte usando sofisticados aparelhos eletrônicos e móveis adequados ao conforto das horas exigidas para se assistir a um filme. O projeto de um espaço desses requer bastante especialização e deve ser feito por pessoas ou empresas capacitadas. Para isso, separamos algumas salas lindas e convidativas pra te ajudar nessa escolha. Só falta a pipoca!

O escritório da designer de interiores Iara Kílaris foi responsável pelo projeto pleno deste apartamento localizado em Americana. O imóvel, de 375 metros quadrados, foi concebido para um casal e sua pequena filha. A integração é a grande responsável por toda a amplitude espaço. O living está integrado com toda a área social, como sala de jantar, home theater e varanda. O aconchego do home é garantido por piso laminado, tapete bege, painel com moldura de madeira iluminado para TV, móvel em madeira, nichos em madeira com fundo em espelho iluminadas, sofá bege e sanca de gesso com céu estrelado.

www.iarakilaris.com.br

Uma reforma sustentável, esse era o grande objetivo do casal gaúcho que vive no bairro de Pinheiros – SP. O piso, com taco de peroba-rosa, foi garimpado em caçambas e também na internet. Os tacos, em conjunto com o móvel branco conjugado painel de TV, rack e estante reforçam o visual simples e neutro que os arquitetos queriam para esse espaço. Para completar, um sofá bem espaçoso e uma cadeira de balanço Charles Eames para ler ou apenas descansar ao lado da janela e das plantas que foram inseridas ao espaço.

www.ina.arq.br

A composição do projeto teve como proposta criar uma residência tão rica em atrativos que praticamente dispensasse a necessidade de sair de casa para o lazer e entretenimento da família. Com 485 metros quadrados, distribuídos em três andares e 21 ambientes, a obra foi planejada para acolher os hábitos dos residentes, que adoram receber amigos e têm como hobby assistir filmes. O home-theater é equipado para receber com conforto total até oito pessoas.

www.rosasarquitetos.com.br

Uma família cosmopolita, que gosta de viajar, receber amigos e familiares, e curte muita tecnologia, não poderia deixar de ter um home theater super equipado e confortável. Desta forma, o escritório Maganhoto e Casagrande traduziu as necessidades de seus clientes em uma sala sofisticada e moderna, ideal para ver um bom filme ou ouvir boa música. O home theater foi montado com equipamentos B&W, além da televisão e do projetor. Os aparelhos eletrônicos ganharam um espaço específico, em um nicho ao lado do painel da TV, que foi executado em resina preta para dar profundidade ao home.

www.maganhoto.arq.br

O local teve como base os móveis desenhados pela EFTM Arquitetura, com linhas retas e o tom amadeirado Louro Freijó, uma cor clássica. A sugestão do cliente de empregar temáticas do cinema ao ambiente foi atendida por meio das estampas nas almofadas. “O sofá neutro cinza e amplo foi utilizado para equilibrar a cortina pesada de veludo na cor vermelha, remetendo às salas de cinema e aos palcos de teatro”, comenta a arquiteta Erika Fukunishi.

www.eftmarquitetura.com.br

O projeto, idealizado para um casal com filho jovem, tem características modernistas. O generoso living é conectado ao jantar. Grandes portas de correr os separam do “home office” e “home theater”. Os clientes queriam uma sala de cinema com toda tecnologia de áudio e vídeo, além de um local confortável. Destaque para os grandes painéis em madeira.

www.patriciapenna.arq.br

Obras de arte também são responsáveis por adicionar um toque de cor à paleta predominantemente clara e neutra. Talvez a mais imponente delas seja a colorida e ampla tela da artista plástica Gabriela Machado. A arquiteta encomendou para este espaço uma estrutura estratégica e imponente, o móvel do home theater, todo projetado em madeira ebanizada, e inserido um revestimento em mármore travertino cortado a laser, dando leveza ao ambiente.

www.viviancoser.com.br

O home theater possui 24m². O cliente pediu um home aconchegante e com iluminação natural e artificial adequada para não tornar o ambiente obscuro, além de uma integração com o estar. Foi pensado também em um espaço funcional e bonito para receber e ser usado no dia a dia. O destaque vai para a parede revestida de pedra marty branca alto com nichos suspensos em laca branca e fundo espelhado.

www.spacointerior.com.br

O revestimento da parede da tv acaba fazendo a vez de painel. É uma pedra natural que faz parte da arquitetura original da casa – do final dos anos 60. A estante foi desenhada pela Díptico, a estrutura é aço corten e as prateleiras em madeira de demolição. A ideia é para receber a TV e equipamentos de home-theater, além dos objetos decorativos. O cocar existente é de sementes.

www.diptico.net

Loft masculino, despojado, com bar, sinuca, bikes de triatlon e moto de coleção em exposição evidente e espaços integrados. Foi feito um mezanino onde o cliente escolheu locar a sala de jantar com o bar, máquina de gelo e adega, assim houve ganho de espaço. A sala foi integrada à varanda lateral, o que aumentou o espaço reservado ao home Theater.

www.joiabergamo.com.br

Conforto e sofisticação. Esses foram os principais pontos que nortearam a concepção desse home theater e seus detalhes. A disposição do mobiliário e a escolha dos materiais foram feitos de modo a otimizar o desempenho da tecnologia de áudio e vídeo utilizada, atendendo às expectativas dos clientes, que são apaixonados por filmes. Optou-se por um conjunto de poltronas ao invés de sofás, sugerindo uma sala de cinema em sua própria casa.

www.marcoscaracho.com