Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Elson Yabiku

Com um estilo contemporâneo, baseado em cores sóbrias e mobiliário atraente, a equipe da arquiteta Manoela Lustosa (CAU: A106741-9) desenvolveu um projeto de interiores com ambientes aconchegantes para uma família formada pelo casal e a filha de 7 anos, que costumam receber os amigos nos fins de semana para churrascos e jantares à beira da piscina.

“O principal desejo dos proprietários era por espaços que permitissem relaxar com conforto ao fim de um dia de trabalho. Para todo o projeto, utilizamos tons neutros com alguns toques de cores mais vivas, pois os clientes não queriam ousar muito, mas sonhavam com uma casa elegante e com peças de decoração de qualidade, que chamassem atenção”, contou Manoela.

Este generoso espaço social inclui uma sala de estar, próxima ao hall de entrada, composta por peças em tons neutros, formando um ambiente descontraído para conversas.

“Em seguida, montamos uma sala de jantar para 10 pessoas, para receber toda a família”.

A opção pelo mobiliário em madeiras escuras e papéis de paredes proporcionou mais aconchego aos amplos espaços.

“Nosso maior desafio foi criar um ambiente de home theater nesta grande sala. A solução foi estabelecer uma divisória com painel em MDF laqueado, que recebeu espelho em tom bronze de um lado e papel de parede mica do outro, para um toque especial de elegância”.

A divisória do home contribuiu para ocultar com discrição a passagem da instalação elétrica e cabos, além de acomodar os equipamentos eletrônicos, o que também favoreceu o desempenho acústico do local.

Para o escritório, o cliente desejava um espaço para fazer pesquisas e que fosse confortável.

“Para isso, busquei cadeiras que deram um toque diferente e optei pelo tom amarelo. Escolhemos um papel de parede sem muita informação, para que fosse um espaço de concentração”.

Na cozinha, a ideia era criar um ambiente moderno que atendesse plenamente ao uso dos moradores, que gostam de cozinhar e precisavam de tudo com fácil acesso.

Sobre a escolha do mobiliário e itens de decoração, Manoela ressalta que cada peça foi selecionada após um estudo, em que os clientes sinalizaram seu estilo e preferências.

“Coube a nós interpretar o que harmonizaria melhor dentre a grande variedade de produtos que o mercado nos oferece”.

Na área íntima, a arquiteta buscou, em cada uma das suítes, compor o ambiente com o jeitinho de quem irá habitá-lo.

“Este é um espaço de relaxamento. Como cada morador tem um perfil, foi preciso entender os mínimos detalhes para compor o projeto”.

Para os acabamentos, toda a casa recebeu porcelanato e os banheiros tiveram alguns detalhes compostos em pastilhas, que dão o toque pessoal de cada morador. O projeto de iluminação foi pensado para realçar os detalhes do mobiliário.

Para a área externa, a solicitação era que este fosse um local aconchegante para que os amigos e toda a família passassem horas reunidos.

“O Espaço Gourmet é um espaço amplo e com um uso bem definido, que traz as comemorações para a parte externa da casa. Para isso, incluímos todos os equipamentos de uma cozinha, além da churrasqueira. A cor preta volta à ambientação para manter o estilo sóbrio presente na casa toda”.