19/07/2016 — Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Elson Yabiku

Dois estilos, mas um só desejo.

Neste projeto de design de interiores, em uma residência de Sorocaba, o arquiteto Renato Souza teve o desafio de unir os diferentes perfis dos proprietários: o marido, com um gosto mais contemporâneo, e a esposa, que tem uma personalidade mais clássica. Além disso, é preciso também inserir algumas peças que fazem parte da história da família, inserindo-as no novo contexto da casa.

Seguindo o estilo arquitetônico da casa, o projeto de decoração usou elementos modernos, móveis de design clássico, peças assinadas e cores claras, mantendo um visual clean.

A partir de uma proposta de integração constante, a cozinha e a área gourmet são espaços unificados, divididos por uma ilha em quartzo, material usado em todas as bancadas desse espaço. Os acabamentos modernos dos armários contrastam com a grande mesa em madeira de demolição e o painel de TV em tijolinhos envelhecidos.

Na Cozinha, os equipamentos de alta tecnologia, em aço inox, combinam perfeitamente com a churrasqueira a gás do gourmet. Em apoio a essa área, o bar da varanda conta com um painel em madeira de demolição e bancada em mármore travertino romano bruto, que acomoda três banquetas Saarinen, em uma composição perfeita com os materiais rústicos do ambiente.

“Apesar dos ambientes sociais serem totalmente integrados, há uma clara delimitação dos espaços de jantar, estar, lareira e varanda. As poltronas Egg, que dividem o estar e a lareira, servem aos dois espaços por serem giratórias. No ambiente, o destaque fica por conta do piano clássico”, destacou Renato.

No living, a decoração contemporânea ganhou a companhia de alguns tapetes persas, que são a paixão da moradora. As telas utilizadas no estar e na sala de jantar são peças assinadas por artistas plásticos conceituados.

Em relação à área de lazer, o arquiteto lembra que o único pedido era que a piscina tivesse grandes dimensões, ocupando a maior área possível do jardim, e que ela tivesse uma prainha para espreguiçadeiras. O piso atérmico e o deck em material cimentício, imitando madeira, trazem conforto e beleza ao espaço.

Renato considera que os dormitórios são espaços individuais que não precisam necessariamente seguir o estilo do restante da casa. “Ainda mais quando se tratam de quartos de adolescentes, com perfis bem distintos. Na suíte do menino, segui uma linha mais clássica, com cores escuras e sóbrias. O papel de parede xadrez e as luminárias em estilo inglês completam a proposta. Na suíte da menina, a proposta é bem mais moderna, com o uso de cores vibrantes e alegres, bancada para estudos em vidro e uma penteadeira em estilo camarim, que dão um toque feminino ao quarto”.

O fechamento com grandes painéis de vidro ‘trouxe’ a varanda para dentro do living, criando assim mais um espaço de convívio para os dias frios. “Já nos dias quentes, com a abertura das portas de vidro, temos a sensação de levar o living para a área da piscina, mantendo a proposta de total integração dos ambientes sociais”.

O projeto luminotécnico de toda a residência mereceu uma atenção especial, pois havia muitos pontos que mereciam ser destacados em cada ambiente. Seguindo o estilo da casa, foram usadas somente peças de embutir, que criam diferentes tipos de iluminação. Um único lustre foi escolhido para a mesa de jantar. Com o uso de vários modelos de luminárias, foi possível criar cenários diferentes para cada ocasião.