Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Mário Chaves

No começo do século 20, milhares de italianos deixaram sua pátria de origem e vieram ao Brasil em busca de um futuro melhor. Além de suas famílias, esses imigrantes também nos trouxeram sua cultura e os costumes da Itália. Na culinária, a deliciosa influência também incluiu os refrescantes gelatos, o nosso sorvete. Com inspiração nas tradicionais gelaterias italianas, a rede de lojas da Parmalat procura manter o visual clássico, por isso suas franquias passam por uma reformulação, com uma nova identidade visual, como é o caso dessa loja localizada no Shopping Tamboré, São Paulo.

Com projeto da arquiteta Marília Passaro (CAU A69831-8), o conceito principal foi aplicar a nova identidade ao espaço disponível.

“No local, já operava uma loja de alimentação e meu trabalho foi de adaptação para receber a Gelateria, em um prazo curtíssimo”.

O pedido do cliente foi de adaptar no local uma operação completa, ou seja, venda de sorvete de 24 sabores em massa, casquinha e paletinos, salgados, café e doces.

“Foi preciso adaptar muitos equipamentos e o estoque para tudo isso em uma metragem de 46 m²”.

A área da cozinha foi mantida.

“Apenas alinhei uma parede que era em diagonal. Concentramos os freezers e geladeiras para estoque e área para lavar louças nela”.

No espaço de atendimento e operação, foi concentrada a preparação de todos os pratos, taças e o atendimento ao cliente.

“Nas vitrines, dei prioridade ao que era mais importante ficar exposto, pois o espaço não era suficiente para todos os itens”.

A área de consumo se dividiu em um espaço interno, com mesas altas e banquetas na lateral da loja, e externo, com um deck bem confortável e agradável. O mezanino foi destinado ao estoque seco e o escritório do gerente.

“O conceito da nova identidade é fazer referência à original gelateria italiana. Então, usamos a cerâmica que remete ao tijolo branco na parede de atendimento, porcelanato madeirado no piso do atendimento, remetendo os tacos antigos, paredes em tinta lavável em tom de bege claro e marcenaria branca. A fachada recebeu testeira com a logomarca em mosaico de vidrotil, toldo em listras e uma janela para lembrar a antiga venda dos gelatos”.

O deck recebeu móveis aconchegantes e ombrelones personalizados para melhor conforto ambiental. O paisagismo e o espelho d’água ajudam a compor a calma e tranquilidade, reproduzindo o clima bucólico do cenário italiano.