Texto: MD Assessoria & Comunicação | Fotos: Evelyn Muller

Este é o resultado da reforma de um apartamento de 100m², com pé-direito duplo de 5,90m, com duas suítes, sala, varanda, cozinha, área de serviço e lavabo. Uma proposta bastante desafiadora para as arquitetas Natália Porto e Laura Losasso, da Porto Losasso Arquitetura, uma vez que se tratava de um casal com expectativas opostas para a residência e cabia a elas a missão de harmonizar as vontades de ambos.

“Nossos clientes tinham estilos completamente diferentes. Enquanto a esposa nos pedia um projeto com arquitetura mais clássica e queria usar cores em tons pasteis, estampas e florais, texturas na decoração, o marido  pedia objetos mais contemporâneos, lisos e gostaria de usar as modernas obras de arte do seu acervo pessoal.”

Optaram por uma base neutra e usaram as cores nos tons pastéis para atender à esposa em almofadas, cortinas e obras de arte.  A escolha dos móveis, entre o clássico e o contemporâneo, observou a sofisticação e o conforto que cada ambiente pedia, e os papeis de parede para vestir os ambientes respeitaram os dois estilos de forma harmônica.

A modernização também incluiu soluções de automação na iluminação, som, TV, cortinas e ar condicionado. Além disso, painéis em laca foram criados para trazer integração ou privacidade quando necessário.

“Tivemos como partido na iluminação a escolha do lustre Baccarat, que já levava um ar mais clássico ao apartamento, e optamos por luminárias mais modernas para fazer um contraponto. As obras de artes têm iluminação focal e característica. Criamos cenas na iluminação com o projeto de automação de acordo com a necessidade dos clientes.”

Como o casal não tem filhos, uma das suítes foi transformada em um escritório com sofá cama, e para isso algumas aberturas foram alteradas para deixar o espaço maior. E os acabamentos da cozinha também foram mudados para um estilo mais moderno e prático.

— www.portolosasso.com