04/09/2017 — Texto: Burson-Marsteller Brasil | Fotos: Divulgação

Basta passar um tempo visualizando o feed do Instagram ou Pinterest para se deparar com apartamentos e lofts de decoração estilo escandinavo. Essa é a nova tendência que vem dominando as redes sociais e fazendo a cabeça dos designers mundo afora e também no Brasil.

A nova onda de decoração foi introduzida, primeiramente, no século XX em uma região no norte da Europa conhecida como Escandinávia, que engloba países como Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. O estilo foi criado a partir de características dos artesanatos regionais e paisagens dessas regiões, e entrega uma mistura de tradicional com o moderno, criando um ambiente realmente diferenciado.

Débora Âlcantara, uma das integrantes do blog de empreendedorismo digital Tudo Orna, criado por ela e suas irmãs Julia e Bárbara Alcântara em 2010, foi uma das blogueiras precursoras do estilo nas redes sociais. Veja as dicas dela:

Abuse das cores neutras

A simplicidade é uma das características principais da decoração escandinava/nórdica e devem criar um ambiente leve, calmo e agradável. No nosso apartamento optamos por utilizar os tons de branco e cinza. Nosso quarto, por exemplo, foi pintado à mão imitando cimento queimado, já a sala é branca com algumas paredes que possuem revestimento de madeira branca. Nos banheiros e na cozinha optamos por azulejos metrowhite para passar um ar mais vintage.

Utilize elementos que passem a impressão que você acabou de mudar

O estilo escandinavo também possui alguns traços que podem ser confundidos com o industrial. Um deles é a impressão de um acabamento inacabado, digamos assim. Por isso, optamos por colocar uma lâmpada pendurada com fios aparentes em nosso quarto e sala, que dão esse ar ao ambiente;

Use elementos naturais

Esse item combina bastante com a paisagem nórdica e optamos por levar plantas para dentro de casa, que dão vida e um charme todo especial na décor;

Revestimentos de madeira

Além das paredes da sala em madeira branca, optamos por utilizar vigas de madeira marrom no teto do ambiente, pois passam o ar de profundidade para o nosso apê, que é um pouco mais compacto. Os elementos de madeira também estão presentes em armários no nosso banheiro.

Misture detalhes vintage e modernos

Não esquecendo que o estilo escandinavo se baseia em misturar elementos contemporâneos e clássicos, apostamos em um espelho com recorte diferenciado no banheiro, uma frase em néon no quarto do casal e quadros mais modernos espalhados pela casa;

Invista em eletrodomésticos que combinem com o ambiente

Nossa cozinha e lavanderia foram totalmente integradas com a sala social e de estar, e, por esse motivo, não abrimos mão de inserir eletrodomésticos que tivessem a ver com a decoração do apartamento 33. Sendo a Electrolux uma marca nórdica que combinava totalmente com a nossa decoração, escolhemos a marca para fazer parte da nossa casa.

www.instagram.com/apartamento.33