07/03/2017 — Texto: Vorá Comunicação Integrada | Fotos: Marcelo Stammer

Transformar um apartamento de 70m² na morada perfeita para um casal com dois filhos. E mais: ter um orçamento enxuto e apenas 90 dias para deixar o lugar pronto para morar.

Estes foram os desafios que a construtora Terrasse colocou para as arquitetas Soraya Surdi e Ligia Rosalinski do escritório Surdi & Rosalinski – Studio Arquitetura, quando as contratou para fazer o projeto do decorado do Condomínio Chanson, em Curitiba.

Segundo as arquitetas, a situação foi perfeita para exemplificar como o planejamento torna possível garantir conforto, funcionalidade e beleza. Para atender as limitações de orçamento foi necessário fazer uma escolha criteriosa de materiais. A grande dica é aliar o resultado estético desejado sem perder a qualidade funcional.

“Nesses casos um arquiteto é fundamental. Escolhas erradas que podem parecer mais econômicas em curto prazo comumente possuem maior taxa de manutenção e reposição”, alerta Soraya.

No projeto de interiores, uma das apostas das arquitetas nas áreas sociais foi a integração da cozinha com a sala para ampliar o espaço. Um carrinho de apoio se transformou em um charmoso bar. O buffet e diferentes suportes foram colocados na sala para serem usados dependendo da ocasião. Iluminação indireta para trazer conforto, texturas para gerar aconchego, cores claras para ampliar o espaço e vários pontos com brilho – laca, vidro, espelho – para trazer sofisticação.

Os quartos dos filhos foram setorizados em área para dormir, guardar e estudar. Na suíte do casal o guarda-roupas ganhou armários com diferentes profundidades para otimizar o espaço. O cômodo também ganhou uma TV para maior intimidade do casal. “São pequenos detalhes que fazem a mais diferença no resultado final”, conclui Ligia.