Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Mike Wakefield

Se você pode desenhar ou projetar um móvel, você pode construí-lo. Esta é a regra básica que norteia o trabalho único e repleto de imaginação do designer de móveis Judson Beaumont. Nascido em Saskatoon, no Canadá, Judson se mudou para Vancouver para estudar arte e design. Em 1985, ele fundou a Straight Line Designs Inc., onde começou a colocar em ação seu talento excepcional para criar peças exclusivas de mobiliário.

Em sua primeira aula de escultura na Escola de Artes, Judson foi estimulado por seu instrutor a criar o que sua imaginação mandasse. “Não importava se era uma boa ou uma má ideia; era preciso apenas tentar fazer algo diferente. Isso me fez ver as coisas de outra forma”.

“Eu comecei com formas minimalistas, que aos poucos se transformaram em um mobiliário funcional. Minhas peças iniciais tinham formas simples, mas quanto mais confiante fiquei de minhas habilidades, mais incomuns minhas ideias se tornaram”.

“Eu adoro quando alguém me diz: ‘Você não consegue construir isso’ ou ‘Ninguém vai querer algo assim’. Estas palavras sempre me encorajaram ainda mais”.

Em sua paixão por ‘algo diferente’, Judson está sempre buscando novas maneiras de fazer as pessoas questionarem os objetos ao seu redor. O desafio é criar peças novas, inspiradoras e sempre altamente funcionais. “A pessoa deve ser influenciada e inspirada pelo normal para em seguida desafiar esse objeto, mudá-lo, derretê-lo, esticá-lo, alterá-lo para melhor”.

Suas múltiplas exposições em Tóquio, Nova York, Vancouver e outras cidades têm provado que sua criatividade vai além de qualquer fronteira. Seu talento levou criações para a Disney, Crayola, Lenovo, Universidade de Princeton e Aeroporto Internacional de Vancouver, entre muitos outros.

Cada peça de Judson Beaumont é feita à mão com a melhor madeira e as melhores ferramentas. Sua técnica impecável torna cada peça de mobiliário perfeitamente funcional e durável. Hoje, seus projetos estão expostos em galerias de arte e casas de celebridades. Essa é uma das razões pela qual suas peças são catalogadas como mobiliário de arte.

www.fb.com/straightlinedesigns
www.judsonbeaumont.com