CA Arquitetos

Fotos Elson Yabiku

Arquitetura pragmática, flexibilidade de usos, aproveitamento dos espaços, adaptação. Esses são alguns dos conceitos utilizados na transformação de uma oficina especializada na recuperação, criação e customização de carros e motocicletas especiais, em um bar temático incrível, que poderia estar em qualquer metrópole do mundo. Há mais de 20 anos, a Old Kick é uma oficina que ocupa o miolo de uma quadra da Rua Hermelino Matarazzo, em Sorocaba, às margens de um viaduto, o que apenas contribui para tornar o espaço mais inusitado. Vem dessa época o desejo de transformá-la, durante a noite, em bar. Antigas bombas de gasolina, uma Harley Davidson Shovelhed 1976, carros clássicos e vários acessórios automotivos criam a atmosfera ‘old school’, deixando a arquitetura com personalidade e com a cara do proprietário.


Daniel Z

Fotos Daniel Z

As linhas gerais e definições formais do edifício foram criadas pelo meu amigo e arquiteto Alexandre Souza e coube ao meu escritório desenvolver os detalhamentos e especificações, bem como perspectivas para ilustrar as propostas para o cliente final. A fachada impactante possui elementos em balanço que demarcam diferentes usos, como o acesso e a sala de reuniões. O volume do acesso possui pé-direito triplo e configura também a cobertura parcial do terraço onde se encontra uma área de lazer para eventos da empresa, seguida de um terraço com jardim. Pensando sempre no bem-estar dos funcionários, existe também um grande refeitório com área coberta e descoberta, promovendo um espaço bem descontraído para as refeições. O átrio de acesso com seu pé-direito triplo configura um espaço imponente cortado pelas circulações verticais com destaque para o elevador pintado de azul e as horizontais compostas por passarelas que ligam um lado ao outro do edifício. Na recepção, vãos circulares vedados com vidro, expõem um espaço também com pé-direito triplo onde uma parede para rapel e andaimes permitem aos clientes assistirem demonstrações dos equipamentos de segurança fabricados e comercializados pela empresa.


Francine Stefanelli

Fotos Gisele Freire

O projeto foi criado a partir da ideia de atender o perfil dos proprietários, jovens e descolados. Uso de cimento queimado nas paredes, madeira, couro caramelo no mobiliário e o branco para compor a criação final, foram essenciais para esse resultado atemporal, chique e moderno. Para ressaltar o pé direito, revestimento em alto relevo para iluminar ainda mais o projeto.
Agradecimento: 2W Marcenaria


Studio Rio

Fotos Elson Yabiku

A atmosfera de conforto e descontração de um encontro entre amigos é o que permeia o projeto da Enoteca e Winebar Avini. Como uma bela adega, foram utilizadas muita madeira e cores quentes para criar um ambiente convidativo. O uso de nichos coloridos e dois grandes móveis expositores desenvolvidos pela Marcenaria Thaygus colocam em evidência os rótulos. Elementos como paredes de lousa com desenhos em giz, iluminação amena e a mesa central em madeira de demolição, especialmente desenvolvida para a loja, contribuem para dar personalidade ao ambiente.