Texto: Simone Sanches | Fotos: Divulgação

A Associação Cultural Pintura Solidária nasceu em 2003, do sonho da empreendedora social Vera Lucia Viudes Petrocchi, que segundo suas próprias palavras “queria ajudar ao próximo sem dar cesta básica”. E foi assim que munida de telas, tintas e pincéis começou a fazer oficinas de pintura, no Gpaci, colorindo e alegrando a vida dos pacientes, em dia de consulta. O sucesso foi imediato e as oficinas passaram a ser feitas em outras instituições, beneficiando um número maior de pessoas.

Desde sua fundação, a ação principal da Pintura Solidária são as oficinas, que acontecem em instituições de Assistência Social de Sorocaba e região. Nos treze anos de sua existência milhares de pessoas tiveram a oportunidade de participar.

O objetivo é permitir que todas as pessoas tenham a oportunidade do contato com a pintura usufruindo assim dos benefícios que ela traz. Confiança, melhora na autoestima e autonomia são alguns deles.

As pinturas se caracterizam pelo uso de cores fortes e vibrantes. Esse estilo e suas formas já são identificados pelo grande público como sendo da Pintura Solidária. Os temas são os mais diversos, mas sempre associados a conceitos de cidadania, como a preocupação com o meio ambiente, com o amor ao próximo e principalmente o respeito que todos devem ter.

A troca de experiências que acontece durante a realização das oficinas permite a vivência do verdadeiro sentimento do que é o amor fraterno. Em seu currículo há vários projetos, como Cores da Solidariedade, Brincadeiras de Criança, O Tom da Pintura, Cor e Som, Multiplicando as Cores, A Cor dando Vida, que são patrocinados ou subsidiados.

Em 2017 a associação realizará o Projeto “No Compasso das Cores”, do Ministério da Cultura, que poderá receber aportes através da Lei de Renúncia Fiscal. Esse projeto irá realizar gratuitamente, entre março e dezembro de 2017, nas cidades da região de Sorocaba, dez apresentações de música instrumental e oficinas de pintura em praças públicas, tendo como objetivo, a inclusão cultural e ampliação do acesso à cultura.

Também, como forma de obtenção de receitas próprias, desenvolve projetos como:

  • Escola Amiga da Pintura: que consiste em parcerias firmadas com escolas do município de Sorocaba e região. Nesta parceria, a escola contribui para o desenvolvimento das atividades sociais e culturais da Pintura Solidária, oferecendo oficinas de pintura a seus alunos, com custo mínimo.
  • Empresa Amiga da Pintura: que consiste também em parceria firmada entre a empresa e a Pintura Solidária para a realização de oficinas de pintura dentro de suas plantas, proporcionando aos funcionários atividades de descontração e relaxamento, que permite melhora nas relações interpessoais dos funcionários, além do aspecto social de estar ajudando na manutenção da Associação, indiretamente contribuindo para colorir a vida de muitas pessoas.
  • Aquisição de produtos: confeccionados no ateliê por profissionais e podem ser adquiridos por pronta entrega ou por encomenda no endereço comercial ou ainda na Supermercearia São Bento.

Associação Cultural Pintura Solidária
(15) 3233-6518
Rua Salvador Corrêa, 675 | Jardim Vergueiro | Sorocaba | SP
www.pinturasolidaria.org.br