10/10/2016 — Texto: BG Assessoria de Imprensa | Fotos: Nenad Radovanovic

Cada vez mais usadas em diferentes ambientes da casa, as rochas ornamentais trazem elegância, além de dar um toque especial na decoração.

Para garantir a durabilidade e resistência do material, é importante saber as opções mais recomendadas na hora da limpeza das pedras.

De acordo com o diretor técnico do Studio Carrara, Paulo Dvulhatka, os cuidados diferenciam de uma rocha para outra. “Para o quartzo (como Silestone e Empório Stone) recomenda-se a limpeza com esponja do lado amarelo, mais suave com menos atrito, aliado com saponáceo cremoso”, afirma. Já para o granito e o mármore, os cuidados de higiene e limpeza devem ser redobrados. “Por conter poros, recomenda-se limpar somente com detergente neutro e uma esponja para a manutenção. Além disso, sempre quando cair algum produto ácido, como refrigerantes e frutas cítricas, é necessário limpar imediatamente”, alerta Dvulhatka.

Com porosidade muito baixa, o quartzo não necessita de impermeabilização. Já o granito e mármore devem ser impermeabilizados para fechar os poros, evitando assim uma indesejável mancha. “Por não ter poros no quartzo, o risco de acúmulo de bactérias também é próximo de zero, ou até inexistente. Por esse motivo recomenda-se o uso desta pedra em ambientes como cozinhas, áreas gourmets, bancadas e churrasqueiras”, destaca o diretor comercial do Studio Carrara, Joaquim Guimarães.

E não é apenas na manutenção que os cuidados devem ser redobrados, na hora da instalação também é preciso ficar atento. “Para evitar riscos, a instalação das pedras deve ser feita por profissionais especializados. Para a aplicação das rochas é preciso equipamentos adequados. Além disso, é necessário reforçar a proteção da impermeabilização periodicamente”, recomenda Guimarães.

www.studiocarrara.com.br