11/07/2016 — Texto & Fotos: Mosaico Paisagismo

Com uma extensão de 70 quilômetros, a Serra da Moeda se destaca por sua beleza, biodiversidade e por apresentar condições favoráveis para a prática do voo livre.

Localizada na região turística do município de Brumadinho (MG), a 30 km do Museu de Arte Contemporânea Inhotim e a 30 km de Belo Horizonte pelo vetor sul, a Casa de Campo do paisagista Gerson Munayer, responsável pela Mosaico Paisagismo, convida ao conforto e ao relaxamento, permitindo desfrutar os cinco sentidos.

No caminho até o local, descendo a Serra da Moeda, entre curvas e paisagens deslumbrantes, as Canelas de Ema (Vellozia squamata) em floração nos surpreendem a cada novo ângulo. É difícil deixar de estacionar para fotografar.

O restaurante Topo do Mundo, na crista da Serra da Moeda, é o lugar perfeito para degustar um bom vinho apreciando o pôr-do-sol. No mesmo raio de direção, a Pousada Estalagem do Mirante, original e bucólica, com seus vários bangalôs distribuídos pela Serra, surpreendem pelo conforto, vista e clima privilegiado. O movimento dos paragliders, com suas cores vivas, formam uma
linda paisagem com o fundo azul.

O Projeto do Recanto do Paisagista tem o conceito de um loft, onde se buscou valorizar o rústico em harmonia com o contemporâneo. Grandes módulos de madeira, telhas de cerâmica clara e porcelanatos amadeirados convivem em equilíbrio com grandes portas e janelas de vidro verde, puxadores de aço inox e pé direito de 5 metros de altura.

No entorno da casa, um redário com lareira móvel, varanda gourmet, herbário e vista ampla com várias composições tropicais, onde os vários ambientes criados integram um todo muito especial. Palmeiras nativas e exóticas, entre elas a exuberante Palmeira Azul (Bismarckia nobilis) e a Palmeira Butiá (Butia capitata), adornadas com a cor viva da folhagem das iresines e da folhagem variegata dos lírios se destacam. Um bosque de 12 Patas de Elefante (Beaucarnia recurvata), com forração de seixos grandes e iluminação embutida, próximo a um pequeno espelho d’água entre bromélias, convidam ao relaxamento.

Os 1.800 m² de grama esmeralda formam um imenso tapete verde, onde foram projetados pequenos espaços independentes, emoldurados por composições tropicais, em que valorizamos as nuances do verde em contraste com o vermelho dos Impatiens, das bromélias imperiais e o amarelo ouro dos Hemerocallis, forração do bosque de Gerivás.

Segundo o paisagista Gerson Munayer, o objetivo do espaço é ser um showroom da Mosaico Paisagismo, onde os clientes podem conhecer o seu trabalho em um momento descontraído e charmoso, degustando um saboroso café com pão de queijo, que, aliás, na foto já nos fez salivar! Então, vai aí a receita bem mineirinha, tirada do caderno de receitas da mãe do paisagista!

Pão de Queijo Mineiro

Ingredientes:

  • 600 gramas de queijo minas curado;
  • 100 gramas de queijo parmesão;
  • 1kg de polvilho doce maria inês;
  • 1 copo americano de água;
  • 1 copo americano de óleo de soja;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 5 ovos;
  • leite até dar o ponto.

Modo de Preparo:

Coloque a água, o óleo e o sal para ferver e escalde o polvilho, mexendo com a colher. Com as mãos, desmanche os grumes do polvilho e coloque os 5 ovos. Amasse, colocando o leite até dar o ponto e, por último, o queijo. Asse em forno quente.

www.mosaicopaisagismo.com.br