Texto: Liane Maragatto

Ampliar os espaços internos e aumentar as possibilidades de uso de um mesmo móvel promove maior sensação de bem-estar e deixa a casa muito mais aconchegante. Para que os ambientes tenham maior funcionalidade, sem perder o conforto, e ainda contribuam para o resultado de um projeto elegante, é indispensável que os móveis sejam feitos sob medida, a fim de que cada espaço seja aproveitado da melhor forma possível. O design e os materiais empregados no projeto são fundamentais e deve-se dar uma atenção maior para essas escolhas.

Os materiais disponíveis hoje são extremamente duráveis, muito resistentes e super versáteis, onde são aplicadas diversas técnicas de fabricação e acabamentos, para atender às demandas de cada cliente. Uma marcenaria funcional e inteligente pode ser a solução mais prática e sofisticada para ocupar os espaços disponíveis de uma maneira mais dinâmica.

Os móveis feitos sob medida vão muito além de um componente de decoração! É possível criar espaços integrados, como as salas de estar e de jantar, ou propor divisórias que também possam receber objetos, como uma parede vazada, onde é possível guardar livros ou peças decorativas.

Além de otimizar ambientes, a marcenaria funcional também reduz custos finais, uma vez que todos os espaços serão utilizados sem desperdício de materiais com fechamentos e tamponamentos de espaços ociosos.

Um dos principais cuidados que devem ser tomados pelos responsáveis pelo projeto é o de criar espaços inteligentes sem poluir visualmente o ambiente.

Lembre-se de que a marcenaria sob medida atende a diversas exigências, dispõe de muitos recursos e ferragens especiais e se adapta a todos os espaços, por isso é importante ter um projeto próprio para cada cômodo, criando uma harmonia geral e atendendo às diferentes necessidades de cada ambiente da casa. Utilize os vãos, como aqueles embaixo da cama ou ao lado da porta, para construir baús, gaveteiros ou nichos, e, dentro dos armários, mescle grandes áreas com divisórias, assim, objetos maiores e menores terão um local apropriado para serem guardados.