Lar Casa Bela

Texto Sandro Prezotto

Publicado originalmente na edição 56 da Revista Habitare

Carinho e cuidados para crianças e adolescentes em situação de risco

Um serviço de acolhimento que presta cuidados a crianças e adolescentes, em situação de risco, sob medida protetiva excepcional e provisória de Casa Lar, até que seja viabilizado o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para família substituta. Esse é o Lar Casa Bela, instituição fundada em 2012, que busca oferecer aos atendidos um ambiente acolhedor, onde a individualidade de cada criança e adolescente é respeitada.

“O Lar Casa Bela é um serviço de acolhimento para meninos, meninas e bebês, de 0 a 18 anos incompletos, que moram na casa no período em que estão afastados da família por diversos motivos”, contou Isabel Simon, coordenadora e idealizadora do projeto.

No período em que estão acolhidas, as crianças recebem atendimento personalizado e em pequenos grupos, favorecendo o convívio familiar e comunitário, com ambiente acolhedor e estrutura física adequada, tendo em foco um atendimento pautado na educação e no afeto.

De acordo com Caroline Delanhesi, consultora do Lar Casa Bela, a instituição também realiza um trabalho intenso com as famílias, ajudando-as a se reorganizarem para que possivelmente no futuro recebam as crianças sob guarda novamente.

Com amor, dedicação e comprometimento, os voluntários do Lar Casa Bela contribuem para a melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes, promovendo atividades de bem-estar, recreação, reforço escolar, atendimento terapêutico, fonoaudiologia, aulas de inglês, passeios, artesanato, construção do álbum Fazendo Minha História, musicalização e outras atividades, além de contribuírem com as áreas técnicas, de apoio administrativo e operacional.

A entidade está aberta para receber novos voluntários. Quem quiser contribuir de outra forma, também é possível fazer doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas e material escolar, além da doação em espécie, para ajudar a custear as despesas da entidade.

Acesse o site do Lar Casa Bela, conheça mais sobre o trabalho realizado e saiba como você também pode ajudar a construir essa história!

(15) 3318.6504

www.larcasabela.org.br