Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Divulgação

Colher jabuticaba no pé e se deliciar com essa fruta tipicamente brasileira. Isso não é mais uma exclusividade de quem mora na fazenda ou vai ao interior visitar o sítio da família. Ao contrário do que muita gente pensa, já é possível cultivar uma jabuticabeira em casa, mesmo que você viva em um apartamento.

Algumas pessoas têm a ideia de que é preciso um espaço muito grande para ter uma jabuticabeira, porque se lembram daquelas árvores de 10 a 15 metros, comumente encontradas nas casas dos avós ou dos parentes do interior.

“No entanto, nós temos jabuticabeiras Sabará, já produzindo, que cabem em espaços de 2 a 3 m2, por exemplo. Além disso, temos também mini-jabuticabeiras produzindo para vasos, que cabem em qualquer cantinho com sol ou em pequenas varandas de apartamento”, declarou Pedro Grando, Engenheiro Agrônomo, da Jabuticabeira.com.br.

Em parceria com a irmã Aline, Pedro leva à frente o legado do Sr. Fernando, pai dos dois, que fundou a empresa há mais 20 anos, quando identificou a paixão das pessoas pela Jabuticaba.

“Somos a primeira empresa com foco em fornecer plantas produzindo. Por sermos especializados na planta, oferecemos ao mercado uma jabuticabeira de altíssima qualidade”.

Como uma planta nativa, a jabuticabeira não inspira muitos cuidados, além da irrigação e adubação. “Como nem todos os solos possuem os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da planta, indicamos um fertilizante completo que atua como um complemento nutricional”.

Segundo Pedro, o crescimento máximo varia de acordo com a variedade e do local do plantio. “A poda é opcional, caso o cliente queira manter o tamanho da árvore ou adequá-la à arquitetura. A rega indicada é a diária, porque ela gosta de muita água. Para melhor produtividade, o indicado é incidência de sol direto. No entanto, ela vive bem em ambientes com luminosidade indireta, mas a produção de frutos é prejudicada”.

Como regra geral, as jabuticabeiras levam de 12 a 15 anos para produzir os primeiros frutos.

“Nesse ponto é que nós entramos. Nossos clientes não precisam esperar esse tempo todo. Eles escolhem a planta já em idade de produção de frutos, o que costuma ocorrer na primavera e no verão. Mas há ainda uma variedade que produz o ano todo. Há registros de Jabuticabeiras com 180 a 200 anos. No vaso, ela não altera seu tempo de vida se for bem cuidada”.

As vendas das jabuticabeiras são pelo website da empresa, que conta com uma equipe toda treinada por engenheiros agrônomos para entender as necessidades e o desejo do cliente.

“Mas faço um convite para quem quiser conhecer o nosso showroom na cidade de Cerquilho (SP), onde o ponto alto é a experiência de compra, em que o cliente concilia um passeio ao campo, o contato com as diferentes opções de jabuticabeiras e a constatação nossa qualidade”.

Endereço
Rod. Antônio Romano Schincariol (SP 127), km 92 – Cerquilho-SP
(15) 99125-8897
www.jabuticabeira.com.br