Texto: Liane Maragatto

Quem é que não se incomoda com aquela claridade refletida na TV ou entrando pela janela do quarto? Para resolver esse problema temos à disposição inúmeros tipos de tecidos, modelos de cortinas e persianas com diversas funcionalidades que vão muito além de resolver apenas a questão de luminosidade. Mas a dúvida sempre existe… Qual é mais adequada para aquela situação?

As finalidades vão desde proteger pisos e móveis contra os danos causados pelos raios solares até proporcionar conforto térmico no verão ou inverno, também ajudam na acústica de ambientes especiais impedindo a reverberação do som, além de serem peças que completam a decoração, dando o toque final aos projetos. A tecnologia também chegou e tomou conta das cortinas e persianas, o máximo do conforto é poder programar em qual horário suas persianas devem ser fechadas ou abertas mesmo que você esteja no trabalho ou viajando. Outra possibilidade é acionar a sua cortina pelo celular ou controle remoto sem sair do sofá e deixar tudo escuro para assistir um ótimo filme.

Uma questão da arquitetura moderna são os grandes vidros utilizados nas fachadas e ao lado de escadas. São soluções bonitas mas que trazem uma intensa luminosidade e, portanto, menos privacidade. Para resolver essa situação são utilizados tecidos fluidos e discretos para que possam se integrar aos outros ambientes ao redor sem carregar a decoração.

Um exemplo de inovação funcional são as persianas do modelo Celular, que cumprem tripla função: função decorativa, pelo seu visual delicado e neutro; função solar, por conseguirem impedir que os raios solares entrem, mas preservam a claridade do ambiente; e função térmica, pela  capacidade de reter o ar quente em suas células e, dessa maneira, dissipam o calor, contribuindo para reduzir a temperatura do ambiente. No inverno elas têm a capacidade de manter a temperatura ambiente fazendo a função inversa.

Os ambientes externos também podem receber persianas e cortinas. Muitas vezes se apresentam situações em que persianas blackouts são necessárias para resolver a questão dos raios solares, por exemplo, em áreas gourmet. Outras vezes, as cortinas de tecido tornam uma varanda mais aconchegante, compondo com os móveis e restante da decoração um ambiente próprio para uma boa conversa e momentos agradáveis.

Consulte sempre um profissional para saber qual modelo e material mais adequados ao seu projeto.