08/08/2017 — Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Edson Ferreira

No bairro da Vila Madalena, em São Paulo, fica este projeto de construção que a equipe do arquiteto Luiz Paulo Andrade desenvolveu para um casal jovem, sem filhos, que gosta de receber os amigos e a família.

O casal desejava uma residência prática, com o mínimo de manutenção, acabamentos escolhidos para ter visual cru e simplificado, privilégio da iluminação natural e reduzido consumo de energia.

Definindo os espaços

“O terreno, relativamente pequeno com medidas de 8mx20m, foi estudado para que tivesse o melhor aproveitamento possível, sempre privilegiando o conforto das circulações e espaços gostosos e amplos para convivência. A definição da implantação permitiu ótima insolação, ventilação e permeabilidade do solo”, declarou o arquiteto.

A caixa de concreto

A casa foi executada em painéis de concreto armado, que criam uma caixa elevada sob a qual estão implantados todos os ambientes de serviço, living e lazer.
O pavimento superior funciona como uma caixa de concreto elevada, que comporta os ambientes íntimos: 1 suíte máster e 1 suíte americana. Além de concreto, a estruturação da casa incluiu blocos de cimento para fechamentos verticais externos e drywall para fechamentos internos.

Térreo

“No piso térreo, o ambiente único e integrado formado por living e cozinha, a intenção era privilegiar a convivência entre as pessoas que estão usando o espaço por completo, seja cozinhando, conversando ou contemplando a área externa, por exemplo”, contou Luiz Paulo.

Parte das paredes do Living e de todo o pavimento térreo são de concreto moldado in loco.
“Os furos das fôrmas foram deixados propositalmente aparentes, pois foram alinhados durante a execução. Outras paredes foram executas em Fulget, com grãos nas cores branco, preto e mescla de tons de cinza. Para o piso, escolhemos taquinhos de madeira Perobinha”.

Dois elementos de marcenaria foram desenvolvidos, criando um efeito de integração na parede (de quase 7,50m de extensão) que vão da área da TV até a cozinha. “O conjunto de portas, nichos e prateleiras visou resolver esses dois espaços com uma única linguagem. A marcenaria sob medida é totalmente personalizada”.

Como o pavimento inferior não tem paredes que dividem os ambientes, o espaço de cocção ficou concentrado na ilha, para que a bancada oposta com a cuba ficasse mais livre. Outra intenção era que a pessoa que está cozinhando não ficasse de costas seus convidados.

Para todos os moradores

Ainda no living, um balanço feito de corda e pneu surge no meio do ambiente. “A terceira moradora da casa é a Brisa, uma Border Collie de 6 anos. Esse adereço foi instalado como brinquedo e treinamento para ela”.

Decoração

Os objetos de decoração e design são acervo do cliente adquiridos em viagens pela Europa, Índia e EUA. “Eles são apaixonados por peças de design. Nem todas se comunicam, por isso foram colocadas de forma aleatória propositalmente”.

Iluminação

A escolha da iluminação em trilho foi pensada considerando que as lajes e paredes seriam de concreto aparente maciço. As luminárias são do tipo spot de sobrepor e as lâmpadas de LED são dimerizáveis.

Comunicação entre os espaços

Uma escada em balanço faz a comunicação do térreo com o andar superior. Feita em ferro com pintura em esmalte fosco verde, a escada foi chumbada na viga baldrame do piso e parafusada na viga invertida do teto.

Nessa área, uma ‘prateleira’ foi feita criando-se uma aba na viga de concreto, acima dos caixilhos, que acabou sendo utilizada como estante para objetos de arte e livros de Arquitetura, Design e Literatura.

Grandes panos de vidro permitem plena integração com todo o exterior. As duas fachadas, de frente e fundo, são como ‘inexistentes’ pela permeabilidade e amplitude visual, por conta dos caixilhos com vidro incolor.

O Jardim

Utilizado como espaço de convivência para festas, churrascos e área livre para os sobrinhos brincarem, o jardim é um espaço quase todo permeável, revestido com deck de Cumaru.

Além das samambaias e unhas de gato, a grande estrela é a jabuticabeira, que surge frondosa em um leito composto de seixos brancos.

www.lpandrade.com.br