Texto: Sandro Prezotto

Não há como pensar em verão sem imaginar um fim de tarde à beira da piscina, acompanhado da família e dos amigos, curtindo os melhores momentos que a vida pode lhe oferecer. Os espaços de lazer são um convite ao relaxamento, por isso é preciso planejar esse ambiente com muito carinho, principalmente para quem prioriza o conforto e a qualidade de vida. Você pode optar por modelos de piscinas mais simples ou criar ambientes que são verdadeiros oásis, compostos por spas, prainhas, raias, varandas, pergolados e jardins. A Revista Habitare selecionou 14 projetos deslumbrantes para você se inspirar. Confira!

David Bastos

Como cenário, a tranquilidade e o visual privilegiado de Trancoso, no litoral baiano, com sua natureza exótica e preservada. Para compor o projeto de área externa desta residência, o arquiteto David Bastos teve o desafio de planejar um ambiente à altura da beleza natural de seu entorno. A confortável e espaçosa piscina permitiu a integração com os diversos ambientes da casa, como o deck, o pergolado da área de descanso, o espaço gourmet e a sala de estar. O terreno grande e bem situado facilitou seu posicionamento para a insolação durante todo o dia. A piscina menor mede 23,41m²; a maior, com 186,53m². Para o acabamento, revestimento de pastilhas de vidro azul e réguas de madeira pau d’arco no deck.

www.davidbastos.com

Leila Dionizios

Com 36m², a piscina é um dos ambientes preferidos desta família, um casal que mora com os dois filhos na Europa e passam temporadas no Rio de Janeiro, quando vêm ao Brasil de férias. A área externa, feita em parceria com a paisagista Carmen Mouro, ganhou a sofisticação do piso em travertino e a piscina em aqua marine. A parede verde deu mais aconchego ao ambiente, muito utilizado para receber os amigos e a família.

www.leiladionizio.com.br

Studio Rio Arquitetura. Design

Para uma família que adora receber convidados, a principal solicitação foi que a piscina fosse funcional e atendesse a todos os usos e idades. O desafio foi então, em uma única piscina, incluir uma parte funda destinada aos adultos, uma parte mais rasa para adolescentes, prainha, hidromassagem, piscina rasa para bebês e um deck de madeira para o banho de sol, mas garantindo que todas essas formas se unissem em um desenho harmonioso. Para ousar e adicionar ainda mais versatilidade ao projeto, a piscina – que recebe sol o dia todo, portanto está sempre com uma temperatura agradável, podendo ser utilizada à noite com frequência – recebeu iluminação em led RGB, que possibilita trocar as cores da piscina.

contato@studiorio.arq.br

Gilberto Elkis

Neste projeto, a cobertura de um dúplex nos Jardins (SP), a proposta do profissional foi de reconstruir a área externa da cobertura, transformando-a em um moderno, contemporâneo e agradável terraço, com um toque futurista atribuído à piscina que foi estrategicamente planejada para dar a impressão de que está flutuando – devido ao seu posicionamento físico, à sua característica de borda infinita, ao destaque do tom marcante da pedra vulcânica e ao peitoril de vidro super-resistente que emoldura com transparência um dos skylines mais valorizados de São Paulo. A nova piscina foi projetada como uma escultura. Elevada, em local de destaque e soberana, a piscina lembra uma obra de arte e parece flutuar – calma e serena, alheia ao corre-corre lá embaixo.

www.elkispaisagismo.com.br

Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli

As piscinas têm sido as opções preferidas para a integração de espaços, por ser o local onde os moradores mais gostam de se reunir. Segundo a dupla de arquitetas, em muitos projetos ela se mistura a outras áreas sociais, permitido a utilização simultânea de diversos ambientes. As profissionais gostam de cores claras e neutras e são especializadas em criar áreas externas extremamente luxuosas, que contam com materiais, como mármore e pastilhas. Neste projeto de reforma, a piscina teve seu formato alterado e sua área ampliada. Revestimentos internos e acabamentos laterais também foram trocados.

www.negrellieteixeira.com.br

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande

Para um cliente que gostaria de ter em casa um espaço em que pudesse praticar aulas de natação, a dupla de arquitetos projetou uma piscina de uma raia, que pode ser vista do quarto do cliente e ainda acompanha os outros cômodos, como salas de estar, jantar e churrasqueira. Responsáveis pela reforma e ampliação da casa, aos profissionais coube o desafio de fazer o cálculo de carga da piscina para que não causassem rachaduras ou danos à estrutura da casa. Para o acabamento, revestimento com pastilhas de porcelana e piso Castelatto na área externa.

www.maganhoto.arq.br

Rodrigo Latorre

Neste projeto, a integração visual com o campo de golfe ao fundo era essencial. Com linhas retas e contínuas, no mesmo estilo da residência, a piscina (80m2) ganhou uma grande borda infinita em L, que contribuiu para eliminar qualquer barreira visual entre o espaço de lazer e o campo de golfe. Isso foi favorecido pelo leve declive existente no terreno. A ideia de fluidez se deu pelos decks, que mesclam com o desenho da piscina, criando ao redor pequenas áreas de circulação por água. O deck foi feito em madeira cumaru e a piscina revestida com pastilhas jatobá.

www.rodrigolatorre.com.br

Arte Arquitetura

Nesta piscina em ângulo (60m²), com spa e prainha, os arquitetos criaram um projeto em que ela complementasse a residência de forma harmônica e funcional. O spa ainda ganhou uma vista privilegiada, fazendo uma interface com a parte externa da casa. O desafio era delimitar os usos pelo formato da piscina, de modo que não ficassem sobrepostos ou limitados. Para o acabamento, os arquitetos escolheram revestimento com pastilha cerâmica, bordas e piso fulget e deck de madeira.

www.artearquitetura.arq.br

Roldão Mello

A piscina em formato de feijão com uma raia centralizada (com 13 m de comprimento) desempenha dupla função. Dessa forma os moradores podem treinar e também brincar nas horas de lazer. Além do papel recreativo e esportivo, a piscina atrai pela beleza de seu entorno, com vegetação exuberante e iluminação cenográfica. Para o revestimento, azulejo azul claro e azul-marinho, borda arredondada de azulejo azul-marinho e pedra no entorno.

roldaomf@gmail.com

Cláudia Ferreira e Verônica Gaburro

O pedido dos moradores às arquitetas era de uma piscina ampla, com uma raia para a prática da natação e uma área com hidromassagem. A piscina (de 65m²) foi implantada entre a área de lazer e a residência, em um espaço com boa luminosidade natural. Feita em alvenaria revestida com vinil e borda em pedra cimentícia atérmica, a piscina recebeu iluminação em lâmpadas de led para uma destaque maior à noite. A jacuzzi comporta até 5 pessoas.

www.claudiafarquitetura.com.br

www.veronicagaburro.com.br

Maria Helena de Sá Del Fiol

A piscina e o espaço gourmet deveriam ser o coração da casa, por isso a arquiteta estabeleceu uma planta em formato de ‘U’ e posicionou a piscina (60 m²) no meio da casa. Os moradores queriam uma piscina curva, com linhas soltas e uma área de spa, que os netos pudessem usufruir. O amplo espaço permitiu que a piscina ocupasse todo o terreno de forma elegante. O revestimento foi feito com pastilhas em mais de um tom de azul, além de mármore nos degraus, bancos do SPA e nas bordas.

mariahelenafiol@yahoo.com.br

Débora Belli e Felipe Yure

Os proprietários gostariam de uma piscina que complementasse a área de lazer, que fosse ampla e integrada à sauna. Com o desenho em formato retangular (40 m²), foi possível otimizar o espaço e aproveitar melhor a área disponível. Para o acabamento, a piscina recebeu revestimento em vinil, com pedra natural em seu entorno. A sauna foi executada com vidros, garantindo a integração dos ambientes. O pergolado em madeira deu charme e um toque de romantismo ao projeto.

de.arquitetura@hotmail.com

FGMF

O conjunto piscina e espelho d’água (90 m²) funcionou como um elemento arquitetônico e paisagístico do projeto. O espaço ladeia a sala de jantar e marca a entrada da residência através de uma pequena laje-ponte. A parte mais funda da piscina também é utilizada para a prática do biribol e os espelhos como prainhas, para o uso com espreguiçadeiras. A solução final funcionou bem como paisagem e arquitetura, ao mesmo tempo em que se tornou uma área de lazer muito agradável. Todo revestimento é em pedra mineira.

www.fgmf.com.br

Marcio Merguizo

Inspirado na arquitetura moderna brasileira, este projeto privilegia a integração dos ambientes com a natureza. O lazer é o ponto alto e por esta razão o arquiteto propôs duas piscinas: uma externa com borda infinita e outra interna e aquecida para a prática esportiva. As piscinas são revestidas com pastilhas cerâmicas verdes, obtendo um resultado diferenciado. O desafio foi a compatibilização das piscinas com a área de lazer, fazendo a integração com a paisagem da represa.

www.merguizo.com.br