Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Elson Yabiku

Não há como passar por essa casa, localizada em um condomínio de alto padrão de Sorocaba (SP), e não ser atraído por seu visual chamativo. O estilo de sua fachada se sobressai entre as outras, que parecem seguir um padrão visual. A implantação, em 45º em relação à posição do terreno, dá um toque especial, que a torna distinta dos outros projetos do local. Essa peculiaridade é característica dos trabalhos do arquiteto Paulo Foot, responsável por toda concepção do projeto, que ainda contou com o inestimável trabalho de ambientação da Renata Cardum.

Além de favorecer a ventilação, a implantação em 45º também é baseada nos pontos de insolação do local, permitindo que o sol ilumine os ambientes em todos os momentos do dia. A residência, que ocupa três terrenos do condomínio, segue uma proposta de arquitetura moderna, pela implantação diferenciada e a funcionalidade da distribuição do programa, envolto na escada central, que deixa a circulação entre os ambientes mais direta e dinâmica.

Meus clientes, um casal jovem com dois filhos, desejava uma casa muito receptiva, que favorecesse a interação entre as pessoas. A casa está sempre cheia de gente, pois os moradores gostam muito de receber os amigos e a família para se confraternizar”, ressaltou Paulo.

Os grandes painéis de vidro, na parte central da casa, contribuem para proporcionar uma integração constante com a área externa.

“Sempre gosto de trazer muita luz para dentro das residências. Seguindo a linha funcional proposta, a escada ficou em uma posição central em relação à entrada. À esquerda, fica o living e a sala de jantar; à direita, o home e a cozinha”.

Neste volume central, a comunicação com o espaço de lazer é constante. O arquiteto optou por recuar um pouco o fechamento da casa para incluir ainda mais vegetação ao visual. A transição para o espaço gourmet é feita por uma passarela onde, segundo a proprietária da casa, costumam tocar os músicos nos dias de festa.

O espaço de lazer é um destaque à parte no projeto. Além da deliciosa piscina, com espaço para um banho de sol sobre as espreguiçadeiras, o espaço gourmet convida as pessoas a aproveitarem os momentos de descontração e alegria.

Nas áreas íntimas, espaços aconchegantes para uma boa noite de descanso e um carinho especial na ambientação dos quartos dos filhos, que receberam papel de parede com os temas da preferência dos meninos. Enquanto o mais novo é fã de skate, o mais velho é fã de futebol e adora passar as tardes jogando videogame.