19/04/2017 — Texto: Ewerton Vianna | Fotos: Elson Yabiku

Comum às novas residências, o ambiente gourmet ganha destaque por ser um agradável espaço de lazer para a família.

Melhor ainda se o local for integrado à área externa, favorecendo a convivência com amigos e visitantes. O projeto da arquiteta Maria Helena de Sá Del Fiol alcançou esta junção com maestria. Concebida em 440 m² de área construída, a casa dispõe de dois pavimentos e arquitetura e decoração minimalista, valorizando os espaços e conservando a aparência clean de todos os ambientes. São quatro suítes, salas de estar e jantar integradas, duas cozinhas gourmet – interna e externa -, esta última incorporada ao quintal, dois banheiros e um dormitório de serviço, além de garagem coberta.

A residência é toda estabelecida no andar térreo, tendo somente um home office no piso superior. Seu estilo moderno exala contemporaneidade, com paredes claras, telhado embutido, linhas retas e volumes puros bem definidos. Já na entrada, o empreendimento inova, com uma fachada sem ornamentos e janelas.

Um pequeno corredor leva à sala de estar, que, seguindo a tendência minimalista da casa, despoja-se do excesso de decoração e abriga apenas o sofá de couro, o rack e a televisão fixada à parede. O pé-direito alto revela imponência e dá a sensação de amplitude.

Ainda na sala de estar, mais ao fundo, está a cozinha, reservada para um jantar mais íntimo, sem extravagâncias. Neste ambiente, encontra-se, também, uma convidativa mesa redonda, iluminada por um charmoso lustre que passa a sensação de profundidade para quem o vê à distância.

A esquadria de alumínio separa a sala de estar da cozinha gourmet, favorecendo a visibilidade e a livre circulação de um local a outro. No espaço gourmet, tem-se acesso à área de lazer através de outra esquadria de alumínio. Aí está a maior realização do projeto: sala de estar, cozinha, área gourmet e de lazer integradas, constituindo um único ambiente. “A tendência, hoje, é esta integração entre os ambientes. É o que todos buscam”, afirma a arquiteta Maria Helena.

O espaço gourmet foi todo projetado para receber visitas. Na cozinha, o balcão em granito, envolto por madeira de demolição, confere elegância. Revestindo toda a área gourmet, um belíssimo porcelanato travertino que, à primeira vista, assemelha-se muito ao mármore. A iluminação é amena, permitindo um clima aconchegante. Churrasqueira e forno de pizza asseguram as refeições do fim de semana.

A parte externa é coberta por porcelanato EXT, próprio para quintais. Próximo da piscina, um porcelanato que imita madeira simula um deck. Sobre ele, a mesa redonda de quatro cadeiras com guarda-sol retrátil convida para o descanso em uma tarde ensolarada.