29/01/2017 — Texto: Marqueterie | Fotos: Felipe Gomes

As casas construídas em estilo contemporâneo, na cidade de Curitiba, têm projeto que surpreende pelo formato, funcionalidade e comodidade.

Os arquitetos Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, sócios à frente do escritório Aleph Zero, em parceria com o arquiteto Juliano Monteiro, apresentam o projeto residencial chamado de Casas Cubo. Construído em uma área de 1.678,56m², para atender a crescente demanda de habitação do lado norte da cidade de Curitiba, as moradias foram construídas em três conjuntos, sendo que, em cada um deles, estão disponíveis três casas independentes.

Cada “cubo”, formado por três residências, foi construído de forma compacta em linhas e ângulos retos, proporcionando um aproveitamento melhor do ambiente. Os blocos se organizam linearmente não ocupando todo o espaço livre. O projeto se encontra próximo a um bosque protegido ao fundo do lote e sua fachada se comunica visualmente com a rua criando uma importante relação entre o verde no interior do terreno e o espaço público.

As casas apresentam características únicas e personalizadas, prezando sempre pela qualidade do ambiente e os materiais usados focaram nos cuidados com o conforto térmico e acústico. As residências das extremidades do bloco são compostas por três quartos e um espaço central que organiza todo o fluxo da casa. Já a casa no centro, possui dois quartos e um vão maior na parte posterior.

A diferenciação entre as habitações ocorre através da composição das aberturas dispostas de maneira irregular nas fachadas, assim como pelas diferentes cores utilizadas nas molduras das janelas e portas, em que cada cor representa uma casa diferente. Estes “quadros” coloridos, além de funcionarem como elementos construtivos que enrijecem as alvenarias e possibilitam uma visão da área externa, propiciam uma entrada de luz natural e funcionam como um filtro ao modificar a tonalidade da luz que entra no espaço.

www.alephzero.arq.br