29/05/2017 — Texto: Fabio Romele | Fotos: Charlotte Henard

De longe, este é o primeiro movimento que pode ser observado.

O pêlo ondulado, não é uma parede. O que vemos é uma biblioteca sem paredes, mas vestida. Vestida com uma ondulação branca e larga, feita para passeios elegantes, com suas aberturas que parecem grandes olhos verticais.

Este é o Médiathèque de Colomiers, um pavilhão de artes inaugurado em junho de 2011 na cidade de Colomiers, na França, de autoria do arquiteto Rudy Ricciotti, vencedor do prêmio Francês de arquitetura de 2006. O Pavillon Blanc (pavilhão branco) possui uma área de 5.830m², com 12,80 m de altura por 150 metros de comprimento. O edifício é todo feito em concreto armado branco, com inúmeras janelas em forma de “folhas de oliveira”, uma marca registrada do projeto.

O edifício possui dois níveis de acesso ao público: um piso térreo dedicado ao centro de arte, hospitalidade e coleções públicas de ficção; e um piso de biblioteca dedicada ao estúdio multimídia.

O primeiro andar é uma grande passagem ao redor do teto clarabóia. Grandes colunas cobertas, de cima para baixo, por uma fita cinzenta apoiam o primeiro andar até o teto do edifício. No centro do átrio foi instalada uma palmeira em um grande tanque de terra. Assim, os leitores podem ler em espreguiçadeiras sob as folhas desta árvore exótica.

A arquitetura simples e leve compõe este projeto. A iluminação zenital dá grande visibilidade ao edifício, tornando seus ambientes ideais para a leitura. As curvas lembram as famosas obras de Oscar Niemeyer, tanto nas cores quanto na leveza.

O Pavillon Blanc reúne duas estruturas: uma biblioteca e um centro de arte contemporânea. O projeto teve como objetivo reunir as ex-bibliotecas municipais com os três centros existentes para a arte contemporânea em um único lugar, muito moderno e com localização central. Esta singularidade, envolvendo tanto a imagem e a escrita, se aproveitou de jovens artistas, inclusive por meio de suas artes e programação cultural. O Centro de Arte organiza três exposições anuais e eventos relacionados. A biblioteca abriga mais de 100 mil documentos, mais de 16 mil CDs e DVDs, e recursos digitais.