23/02/2017 — Texto: Rita Galdini e Letícia Ramos | Fotos: Elson Yabiku

O sonho de uma casa completamente abraçada pela natureza tornou-se possível em um amplo projeto idealizado pelos arquitetos Nilton Soranz e Péricles Pedroso, na cidade de São Roque/SP.

Em uma grande área de 8.500m², a residência, com 850m², é um verdadeiro espetáculo de arquitetura e estética, localizada em uma encosta de preservação, um lugar privilegiado, onde qualquer um se sentiria à vontade e confortável para viver.

O estilo moderno do projeto ganhou contraste inusitado com acabamentos rústicos. A entrada é marcada por uma larga escadaria de granito que conduz à imponente porta de 4,5 m, em aço corten. A sala foi posicionada estrategicamente entre a ala íntima e a torre de serviços e, nela, convivem harmonicamente várias peças de ícones do design brasileiro, entre eles, Sílvio Romero, Carlos Motta, Paulo Alves e a dupla Flávio Borsato e Mauricio Lamosa, da grife Estudiobola.

No centro da sala foi construída uma piscina aquecida, desejo principal da família, assegurando diversão, mesmo em dias de chuva. E não é necessário se preocupar se os tapetes, os sofás ou as cadeiras ficarão molhados! O tecido dos revestimentos traz em sua fabricação uma camurça sintética à prova d’água. Os tapetes, são igualmente laváveis, feitos de fios de nylon com base de borracha.

No outro espaço da sala, um sistema de TV e projetor transmite as imagens para a parede livre em frente à piscina. Ao lado, o ambiente de jantar, com cadeiras revestidas com tecido em verde musgo, faz referência à vasta vegetação do entorno, separando-se da cozinha por grandes painéis feitos com madeira de demolição, também propondo uma composição diferente.

Um item que seduz o olhar é o lustre GEA. Criado especialmente para essa casa, produzido a partir de 20 bolas de vidro sopradas artesanalmente, faz referência aos balões de gás encontrados nos parques de diversão.

Os pisos das salas, cozinha e serviços foram revestidos com placas grandes de mármore branco cintilante, conferindo claridade aos espaços. Na cozinha, as pastilhas na cor gelo dão maior amplitude ao ambiente, em uma contraposição elegante com o negro dos armários e das bancadas em granito preto, além das esquadrias igualmente escuras. Já,a despensa é branca e fica alojada em um espaço próximo à porta de acesso, facilitando os trabalhos diários.

Nos fundos, a área de lazer é um verdadeiro convite à descontração. A parede do espaço gourmet foi revestida por painéis de canjiquinha de mármore branco cintilante intercalados por outros pintados na cor telha. O balcão em granito preto destaca o mobiliário rústico das mesas e cadeiras, com cooktop elétrico e pia com cuba em inox, pronto para as mais divertidas aventuras gastronômicas de toda a família.

Em uma elegante galeria que dá acesso aos dormitórios, fica um espelho d’água com carpas. Outro destaque são os quartos inteligentes dos filhos, planejados para mudar o layout conforme a necessidade do momento. Neles, a cabeceira da cama foi revestida em ultrasuede, aplicado de ponta a ponta na parede, como meio de proteção e, também, conforto para as crianças. A mesa de estudo é móvel e dá a possibilidade de ser usada próximo à cama e por todo espaço restante do ambiente.

No quarto do casal, o arquiteto se vale de uma técnica para ampliar o espaço. Uma cama solta, posicionada a 15 cm do chão, sob uma borda de 60 cm que ladeia todo o colchão, acompanhada de um tablado de madeira preta, faz uma referência ao mobiliário oriental e acomoda o ambiente.

O closet chama atenção pelo domus que permite a utilização de luz natural durante o dia. Uma abertura em um painel de madeira cumaru, entre o closet e o banheiro, ressalta os tons escuros na decoração e integra a banheira do quarto.

No banho da suíte, o brise-soleil garante a luminosidade adequada, impedindo o calor excessivo.

“Estes recursos especiais não somente deixam a casa mais bonita e arrojada, como também são funcionais. Com esse projeto, procuramos atender às expectativas da família, criando ambientes claros, alegres e prazerosos”, conta Nilton.