13/12/2016 — Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Thiago Barros e Matias Baumann

A Baumann Arquitetura é o escritório responsável pelo projeto de uma casa ecológica na Barra da Tijuca (RJ).

Os proprietários, um engenheiro ferroviário e uma engenheira ambiental, ressaltaram desde o início uma preocupação especial com elementos de sustentabilidade, como o uso consciente da água e o reaproveitamento de materiais.

“Para tal, foi fundamental que compreendêssemos a forte relação do profissional com o sistema ferroviário, suas formas e materialidades. Estruturas em trilhos, perfis metálicos, paredes de pedra e dormentes de madeira criam uma atmosfera repleta de referências”.

Escolhas sustentáveis

A residência foi projetada então com alternativas viáveis para economia de água: um sistema de captação de chuva para reuso nos vasos sanitários e sistema de irrigação. O aquecimento desse recurso natural é feito pelo sistema de painéis solares, instalados no telhado.

Além disso, o imóvel ainda apresenta várias alternativas que permitem explorar ao máximo a luz natural. “Há um janelão no banheiro e até a varanda ganhou rasgos que permitem a entrada de luz”.

As paredes de pedra foram executadas com material de descarte de obra, pedras que estavam sendo removidas de um terreno próximo, e o trilho mais antigo utilizado na estrutura de apoio do espaço data de 1957. 

O telhado com telhas cerâmicas e seus longos beirais (1.50 m) garantem a proteção da casa, tanto do sol quanto em dias de chuva.

www.baumannarquitetura.com