28/05/2017 — Texto: Divulgação | Fotos: Edgard Cesar

A Casa Clara, projetada pelo escritório 1:1 arquitetura:design, é principalmente uma casa de metragem reduzida e de personalidade forte.

O volume da casa esta delicadamente apoiado no terreno inclinado, a vista do interior é livre a solução funcional e formal é Clara.

Família e metragem pequena

A família que mora dentro é também reduzida, um casal, um filho e dois gatos. As demandas foram comuns; 2 quartos, 1 banheiro, cozinha integrada e mais outras pequenas demandas. A demanda mais importante é uma metragem pequena e de fácil construção.

Soluções para conforto, iluminação e ventilação

Esta casa privilegia o conforto térmico, iluminação natural, ventilação cruzada, ambas claramente identificadas na solução formal. As faces são ora fechadas, ora abertas e também mistas.

O cobogó é o material de destaque na forma, garantindo a privacidade dos moradores, o controle da insolação e alta temperatura da tarde brasiliense também é controlado pelo cobogó, que permite apreciar o maravilhoso por do sol pelos espaços vazios.

O terreno é de esquina, tendo assim duas fachadas vulneráveis quanto à privacidade; uma parede fica solta, bloqueando a vista dos curiosos para o interior da casa, e na outra fachada o cobogó faz o papel de Muxarabi, escondendo as atividades dos moradores de olhos curiosos, atividades tão próprias de uma casa, a solução da casa é honesta, em sinergia com o contexto e com os moradores.

A casa clara é também uma lição de design interior, austero e brasileiro. Todas as soluções adotadas são claras. O mobiliário é privilegiado com cadeiras do Sergio Rodrigues, poltronas de Zanine Caldas, banco de Leo Romano, sofá e poltronas do Estúdio Bola, o aparador, estante e marcenarias ficaram a cargo do estúdio virgula zero. O ar dos anos 70, linhas puras e diagonais, um perfume de madeira e materiais expostos, são algumas das sensações que os visitantes experimentam, nesta casa, nesta Casa Clara.

www.umaum-arquitetura.com