Texto: Sandro Prezotto & Fotos: Acervo dos Profissionais

Publicado originalmente na edição 54 da Revista Habitare

Ela é o cartão de visita da sua casa, o primeiro contato que temos com um projeto de arquitetura. Seja em construções residenciais ou comerciais, as Fachadas sempre merecem uma atenção especial para causar uma boa primeira impressão. As mudanças de estilo no decorrer dos anos refletem muito sobre a evolução da sociedade como um todo. Os formatos, volumes e acabamentos podem formar combinações infinitas, concebendo um visual mais clássico, moderno ou até mesmo criando o aspecto de uma obra de arte para o projeto. Para conhecer um pouco sobre as fachadas contemporâneas, fizemos uma seleção exclusiva de projetos dos mais variados estilos. Inspire-se!

Projeto Falchi Arquitetura

Foto: Edson Ferreira

Para José Cláudio Falchi, da Falchi Arquitetura, o trabalho mais importante do arquiteto é entender exatamente o que o cliente deseja e, a partir disso, criar possibilidades inusitadas. “Cabe ao arquiteto descobrir seus gostos para criar a solução ideal que responderá às suas necessidades, dimensionando corretamente os espaços”. Neste projeto, com 20 m de frente, o processo de criação da fachada partiu do pátio interno da casa. Em volta dele, o arquiteto criou diversos volumes com formatos, tamanhos, alturas e telhados diferentes. Para o acabamento, alvenaria, pedras, madeira e cores muito bem estudadas. “Utilizei na casa uma massa Terracor Aço Corten que criou um efeito especialmente interessante, pois a cor varia seu tom conforme a luz do dia muda”.

www.falchiarquitetura.com.br

Projeto Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande

Foto: Roger Dipold

Nesta residência, o conceito arquitetônico é evidenciado pelos grandes pilares prismáticos, em forma de triângulos. Muito versátil na composição dos espaços, o projeto deveria ter volumes semelhantes na parte frontal (15 m) e na lateral (45 m) da residência. A porta principal, com desenho exclusivo, executada em aço inox escovado, em conjunto com as laterais em peles de vidro, criam uma atmosfera suntuosa e imponente. Toda a pintura externa foi feita em textura na cor branco off-white fosco.

www.maganhoto.arq.br

Projeto Sergio Gonzalez

Foto: Acervo do profissional

Um projeto com estilo contemporâneo e funcional. Esse foi o pedido recebido pelos arquitetos Sérgio e Guilherme Gonzalez para uma residência com 30 m de frente, localizada na esquina do terreno. Toda a ambientação foi voltada para a área de lazer e os principais volumes foram definidos em função dos espaços internos.

www.sergiogonzalez.com.br

Projeto Pablo Lanza

Foto: Acervo do Profissional

Neste projeto, o arquiteto propôs um desenho que chamasse atenção com imponência. Ele trabalhou com uma linha que percorre toda a extensão da fachada (80 m), proporcionando unidade. Esse elemento é ora parede, ora varanda e ora beiral, sempre em concreto. “Eu ainda trabalhei com um painel de madeira como elemento principal, deixando a fachada limpa e simples. Para proporcionar equilíbrio, executamos uma porção mais alta, em dois pavimentos, e outra mais baixa, térrea”.

www.pablolanza.com.br

Projeto Daniel Z

Foto: Acervo do Profissional

Para esta residência, o arquiteto sempre teve em mente um volume mais pesado em cima e outro mais leve embaixo, de modo a instigar quem a observa, deixando aquela sensação de “Como isso para em pé?”. As esquadrias da sala e o vão livre da garagem trazem leveza ao conjunto, mas a curva da varanda em balanço e o bloco pesado e ortogonal da suíte, no último pavimento, passam essa sensação de instabilidade. As curvas ajudaram a amarrar e suavizar a geometria um tanto desconexa do projeto.

www.danielzarq.com.br

Projeto Claudia F. Ferreira e Verônica Gaburro

Foto: Rui Antunes

As arquitetas propuseram um mescla do telhado aparente com o telhado embutido. O projeto incluiu grandes peles de vidro para integrar o interno com o externo e trazer iluminação natural. “A residência é toda térrea, mas para deixar a fachada mais imponente, optamos por um volume central com pé direito duplo e trabalhamos em linhas retas, com alturas das platibandas diferentes”. O acabamento é uma mescla de madeira e pintura na cor branca.

www.claudiafarquitetura.com.br

www.veronicagaburro.com.br

Projeto Zuremar Basso Maia

Foto: Kim Hanneman

Aqui, a utilização de materiais distintos, para marcar os volumes, permitiu que o projeto ficasse clean, mas não isento de detalhes. A definição dos volumes é decorrente do programa. As suítes dos três filhos, no piso superior, criam o volume mais alto. O declive lateral do terreno permitiu o acesso íntimo em nível e o social por meio da escada. Entre os acabamentos, tinta acrílica, concreto aparente nas lajes sobre as janelas, esquadrias de alumínio preto, revestimento em cerâmica natural e pedra miracema branca para o piso.

arquiteta@zuremarbasso.arq.br

Projeto Estela Netto

Foto: Daniel Mansur

Com vista para uma maravilhosa montanha e para a mata de Brumadinho (MG), esta casa deveria aproveitar ao máximo a beleza natural oferecida pelo terreno. A arquiteta buscou fazer com que a casa se debruçasse no terreno e se abrisse inteiramente para o entorno, de forma que estivesse em total sintonia com a deslumbrante paisagem. Por isso, ela trabalhou com um partido arquitetônico simples, um volume de um pavimento horizontal, com acabamentos em concreto aparente, madeira e vidro.

www.estelanetto.com.br

Projeto Arte Arquitetura

Foto: Acervo do Escritório

A principal orientação dos arquitetos Flávia Rostelato e Jean Reis para o projeto desta fachada (15 m) era garantir que as áreas sociais fossem mais privativas, com poucas aberturas para a rua. Os volumes foram definidos a partir do hall principal, com destaque para a parede com revestimento em mosaico branco. O hall recebeu pintura para destaque da porta e os acessos foram revestidos com piso em fulget.

www.artearquitetura.arq.br

Projeto Eduardo Xavier Wegbecher

Foto: Luciano Momesso

Nesta residência, executada em parceria com a Construtora Baggio, o arquiteto se encarregou de valorizar todas as fachadas visíveis, uma vez que a casa se encontra em um terreno de esquina. A composição entre elementos retos e curvos foi utilizada para realçar todo o conjunto arquitetônico. O pano de vidro, que se fecha na esquina do terreno, surge para enriquecer, dar leveza à residência e proporcionar uma iluminação excelente ao interior dos ambientes.

www.projecom.arq.br

Projeto Rodrigo Latorre

Foto: Elson Yabiku

Esta residência se destaca pelas formas limpas, simplificando o jeito de morar, integrando espaços e dando amplitude à construção. Volumes em balanço e grandes vãos de vidros permitem a interação entre espaço interno e externo, reforçando a ideia de união entre eles. As pedras foram usadas em algumas colunas de sustentação, onde descansa o volume branco que caracteriza o segundo pavimento.

www.rodrigolatorre.com.br

Projeto Renato Souza

Foto: Alexandre Maciel

Nesta fachada, com 12 m de frente e arquitetura moderna, optou-se por volumes horizontais e verticais de diferentes profundidades para destacá-la. Para reafirmar seu estilo, o arquiteto usou esquadrias em alumínio preto, mesma cor usada nas grandes colunas que atravessam a fachada de cima a baixo. O revestimento cimentício no tom grafite faz a passagem suave até o tom fendi usado na pintura da fachada. A iluminação no piso destaca este painel, criando um jogo de luz e sombra.

www.renatosouzaarquitetura.com

Projeto Díptico

Foto: Luís Gomes

No projeto de reforma de uma antiga casa, a ideia era modernizar a fachada (18 m), sem perder o estilo rústico existente. O arquiteto Ricardo Caminada e a designer de interiores Daniela Cianciaruso propuseram então um revestimento em pedra madeira, um pergolado de madeira de demolição, que deu mais charme  e proteção à porta principal, e o jardim para regular o desnível do terreno.

www.diptico.com.br

Projeto Marcelo Navarro

Foto: Danilo Camargo

O arquiteto buscou criar algo inusitado, com foco no uso de materiais que pudessem atravessar o tempo. Com cerca de 12 metros, a fachada ganha o charme do concreto aparente, além de vidros, pedras e detalhes na cor preta. Uma escada em concreto armado conduz ao terraço, onde foi projetado um mirante para contemplação do visual do entorno.

aumnavarro@gmail.com

Projeto Selma Tammaro

Foto: Fáustulo Machado

Nesta fachada posterior, o projeto de reforma propôs uma completa transformação das configurações originais. De acordo com a arquiteta, alguns detalhes arquitetônicos foram mantidos, procurando preservar a identidade dos dois momentos da casa, como a claraboia, que gera toda a iluminação central da residência.

www.tammaroarquitetura.com.br