01/08/2017 — Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Pedro de Almeida Lofrano e José Filho

Um projeto exclusivo, com foco em um público mais exigente e potencial para se tornar a marca de um grande negócio no ramo da alimentação.

Esta foi encomenda recebida pelo escritório de arquitetura Almeida Lofrano para implementação da Quattro Pizza Bar, no bairro de Águas Claras, em Brasília (DF).

“Partimos de uma proposta inicial de um restaurante com estilo intimista, por isso buscamos projetar espaços com grandes aberturas para a rua, com dois ambientes distintos, mas totalmente integrados para funcionar como uma pizzaria e um bar”, declarou o arquiteto Pedro de Almeida Lofrano.

A decoração deveria incluir mobiliário dinâmico, com diferentes níveis de altura, uma mescla de materiais rústicos e modernos para fazer essa composição.

Para Pedro, o maior desafio foi planejar todo o layout da pizzaria entre as 6 lojas já existentes no empreendimento, sem que os pilares estruturais segmentassem os espaços, favorecendo a logística do funcionamento da cozinha e as áreas do salão, sem prejudicar a fluidez do espaço.

“Adotamos um estilo contemporâneo com toques de materiais clássicos e aconchegantes, como a madeira de demolição, o ladrilho hidráulico e o ferro. O objetivo foi criar um espaço híbrido, dinâmico e acolhedor. A área externa tem um perfil jovem e a interna é mais aconchegante, com perfil familiar. A intenção era permitir uma grande circulação de jovens e a permanência maior dos casais”.

Os ambientes criados incluíram forneria, pizzaria, adega, bar, brinquedoteca, varanda, toaletes acessíveis, escritório administrativo, depósito para mantimentos não perecíveis, sala para delivery e cozinha profissional.

“Planejamos os espaços de uma forma que a estética estivesse totalmente alinhada com a funcionalidade da casa. O projeto foi feito para atender com perfeição as expectativas e as necessidades do nosso cliente”.

Na fachada, as grandes aberturas em vidro têm o objetivo de deixar o ambiente claro, criando uma vitrine para quem passa a pé ou de carro. Escolhemos a madeira de demolição e o aço corten para destacar melhor a alvenaria.

Pedro ressalta ainda que foi desenvolvido um trabalho especial de luminotécnica, pois ela deveria aliar a iluminação cênica e funcional ao tratamento acústico.

“O projeto foi feito em parceria com uma empresa especializada e projetamos as luminárias pendentes em vidro murano, com as cores específicas escolhidas para o restaurante, como o coral, azul, bronze e tons complementares”.

A decoração foi minuciosamente planejada pela arquiteta Neilândia Maris Almeida, sócia de Pedro no escritório. “Privilegiamos encantar, surpreender quem chegasse à casa. Oferecer um ambiente sofisticado, despojado e acolhedor para saborear uma deliciosa pizza”.

“O Quattro Pizza Bar foi desenvolvido e planejado em cada uma de suas etapas, desde a criação até a fase de detalhamento, pelo nosso escritório, incluindo a criação das linguagens gráficas dos ambientes da pizzaria, o design de toda a marcenaria, de parte das luminárias e dos fornos de pizza”.

www.almeidalofranoarquitetos.com